Clínica no Recife aposta em exercícios funcionais e lúdicos para as crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/08/2015 às 15:00
brincar-235 FOTO:

Imagem de menino brincando ao ar livre (Foto: Free Images) Com filosofia focada no desenvolvimento de treinos que priorizam os movimentos do corpo, educadores montam atividades para crianças de seis meses a 12 anos (Foto: Free Images)

Explorar o universo infantil ao máximo para promover a qualidade de vida para os pequenos. Essa é a aposta da Fisioclínica Physio Center, em parceria com a Pratique Movimento, que resolveu investir nos exercícios funcionais para as crianças. Com uma filosofia focada no desenvolvimento de treinos que priorizam e melhoram os movimentos do corpo (como agachar, girar e correr), os educadores físicos montaram programas específicos para as crianças de seis meses a 12 anos.

Até os dois anos, o exercício principal é a natação. A partir dos três anos, a criança já pode participar dos circuitos funcionais. No programa Infantil todo o universo da garotada é explorado. Como nessa fase os pequenos são energia pura, o treino funcional tem se mostrado mais divertido e menos entediante que o convencional. A criatividade, através da pintura, dança e movimentos naturais, são estimulados ludicamente. "O foco é a educação corporal e os exercícios funcionais contribuem fortemente para isso", ressalta o educador físico Ismael Júnior.

Para desenvolver o acervo motor infantil, as crianças praticam atividades em contato com a natureza - aprendendo assim a se movimentar, fazendos novas conexões cerebrais e evoluindo as capacidades físicas e mentais. "É imprescindível que as aulas aconteçam em vários lugares, como na areia e água, além das salas específicas. Assim, as crianças sentem-se motivadas a desfrutar das atividades propostas”, afirma o especialista. Jogos e brincadeiras populares também são ferramentas utilizadas para facilitar os processos de aprendizagem. "Isso se reflete em um melhor desenvolvimento social, motor e psicoafetivo, por exemplo”, finaliza o educador físico.