Ceatox/PE registra 8 casos de morte decorrente de intoxicação por medicamentos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/07/2015 às 13:24
medicamento_destaque FOTO:

Especialistas chamam atenção para o risco dessas intoxicações em crianças (Foto: Free Images) Especialistas chamam atenção para o risco dessas intoxicações em crianças (Foto: Free Images)

Ao longo deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE) já notificou 293 casos de intoxicação por medicamentos. Desse total, oito pessoas vieram a óbito. O número de mortos já é o dobro do registrado em todo o ano de 2014, com 462 casos notificados e quatro vítimas fatais. O centro chama ainda atenção para o risco dessas intoxicações em crianças, principalmente neste período de férias, quando elas passam mais tempo em casa. De janeiro a junho, já foram registrados 130 casos de acidentes no público infantil. No mesmo período de 2014, foram registrados 105 casos nessa faixa etária.

Para tratar da intoxicação por psicotrópicos, os conhecidos remédios controlados, o Ceatox/PE recebe, nesta quinta-feira (23), às 17h, o biólogo e doutor em psicologia José Arturo Escobar, que debaterá o tema com profissionais de saúde. Para participar, basta reservar a vaga pelo telefone (81 3181-6451). O evento será realizado na sede do Ceatox, localizado na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Os psicotrópicos só devem ser usados mediante prescrição e acompanhamento médico. É importante sempre seguir a indicação de uso.