Adote cuidados com a coluna no ambiente de trabalho, especialmente diante do computador

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/07/2015 às 11:39
computador-destaque FOTO:

Dica preventiva: a tela do computador deve estar na mesma linha da visão para se evitar dor no pescoço (Foto: Free Images) Dica preventiva: a tela do computador deve estar na mesma linha da visão para se evitar dor no pescoço (Foto: Free Images)

No ambiente de trabalho, devemos ficar atentos à postura que temos ao longo do dia. Esse orientação vem da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), que alerta sobre os riscos e consequências das dores na coluna para a saúde do trabalhador, devido à proximidade do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho). Durante o trabalho, a coluna vertebral deve manter as curvaturas fisiológicas e permanecer na posição ereta.

Confira medidas para evitar dores:

- Ao levantar um peso do chão, flexione os joelhos

- Ao colocar um objeto em uma prateleira alta, use um banco ou escada

- Se tiver dor lombar, não levante pesos maiores do que 5% a 10% do seu peso corpóreo

Nesse contexto, a postura adequada para cada função profissional é a medida mais importante na prevenção das dores articulares e na coluna. Móveis adaptáveis e reguláveis de acordo com a função profissional e as características do biótipo de cada pessoa devem ser respeitados. A postura durante o trabalho deve ser alternada entre as posições: sentado, de pé e ao caminhar.

O trabalho prolongado diante de um computador, por exemplo, provoca dores nas articulações e na coluna quando a postura correta não é respeitada.

Saiba sobre as principais dicas preventivas:

- A tela do computador deve estar na mesma linha da visão para se evitar dor no pescoço

- Os pés apoiados no chão e as pernas flexionadas em um ângulo de 90 graus em relação ao tronco e ao piso evitam dores lombares

- O dorso do corpo encostado corretamente na cadeira previne a dor na região dorsal

- Fazer movimentos de alongamento dos músculos a cada hora evita traumas nas articulações

Em caso de acidentes no trabalho, a medida inicial é de não se apavorar e chamar a equipe médica de emergência. Em seguida, deve-se avaliar a gravidade do acidente quanto a traumatismos. O mecanismo do trauma é um evento grave por si só. Os colegas de trabalho devem se certificar de que o acidentado respira com facilidade e tentar controlar um possível sangramento com a compressão manual do ferimento.

Se houver profissional qualificado no local, a coluna cervical deve ser imobilizada e posicionada em posição neutra. Na ausência desse procedimento, uma vértebra fraturada pode deslocar-se e comprimir a medula espinhal, causando danos neurológicos irreparáveis. A pessoa acidentada deve permanecer imóvel, deitada de costas e protegida até o atendimento de emergência da equipe médica do resgate.

Saiba mais

A principal razão para a dor na coluna é a hérnia de disco vertebral, que tem como consequências dores nas costas. Dores de origem muscular são secundárias à fadiga dos músculos das regiões lombar, dorsal e do pescoço. Os sintomas dolorosos são semelhantes entre si e se diferem devido às causas. É o período de tempo da sensação de incômodo que determina se a dor é aguda ou crônica.