Férias escolares aumentam risco de lesões nas crianças. Confira alguns cuidados

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 27/06/2015 às 15:00

Imagem de criança em bicicleta (Foto: Free Images) Atenção dos pais deve ser redobrada para evitar lesões nas crianças. Especialista dá dicas para não transformar a diversão em dor de cabeça (Foto: Free Images)

Férias escolares são sinônimo de diversão, viagens e muito lazer para a criançada. Mas é principalmente neste período que os pais precisam ter atenção redobrada em relação às brincadeiras dos pequenos. Alguns cuidados precisam ser adotados para evitar lesões nas crianças.

De acordo com o ortopedista Rene Abdalla, do Instituto do Joelho HCor, a coordenação motora infantil, ainda em desenvolvimento, implica menor velocidade de reação física em comparação com a dos adultos. "Conforme as crianças crescem e se fortalecem, os riscos de lesões também aumentam. Geralmente, as crianças menores de 10 anos se machucam em playground. Já os adolescentes tendem a se lesionar durante a prática de esportes, além das quedas de bicicleta", explica.

Segundo o especialista, mais da metade das lesões ocorridas durante atividades esportivas envolvendo crianças e adolescentes poderiam ser prevenidas com os devidos cuidados. Assim, todos os esportes e exercícios físicos implicam riscos - e a única solução é prevenir.

"A utilização de equipamentos corretos como calçados apropriados, treinamento supervisionado com técnica adequada, exercícios de alongamento muscular ou de flexibilidade, além de avaliação médica e multiprofissional estão entre as principais medidas preventivas", ressalta o especialista.

Confira algumas dicas do Instituto do Joelho HCor:

- Avalie os níveis de dificuldade de cada esporte, para ver se a atividade é compatível com a idade e o tamanho da criança.

- Garanta que a criança, ao andar de bicicleta, patins ou skate, sempre utilize roupas adequadas e proteção apropriada como capacete, joelheiras e cotoveleiras. E que pratique essas atividades em locais próprios e seguros.

- Antes de começar qualquer esporte, as crianças devem passar por um exame médico completo.

- Verifique se a pessoa que treina a criança está capacitada a prestar um serviço de primeiros socorros em caso de acidentes.

- Verifique se o ambiente de treinamento é adequado para prática esportiva.

- As crianças devem ter um tempo adequado de intervalo entre as atividades e não devem continuar a jogar se estiverem machucadas.