Agentes de saúde ambiental visitam 13 bairros do Recife para controle da dengue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/06/2015 às 15:23
dengue_destaque FOTO:

Para controlar a epidemia da dengue,  Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife tem experimentado o uso de larvicidas biológicos em vários bairros da cidade (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem) Para controlar a epidemia da dengue, Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife tem experimentado o uso de larvicidas biológicos em vários bairros da cidade (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

Neste sábado (27) e domingo (28), das 8h às 12h e das 14h às 16h, o plantão das equipes de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife contra o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chicungunha e zika) estará em 13 bairros dos oito distritos sanitários da cidade. Desde março, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) já vistoriaram, durante os fins de semana, 60.326 residências.

O trabalho nas ruas inclui eliminação mecânica ou o tratamento focal de criadouros com larvas do mosquito, bloqueio químico em áreas com alta infestação do mosquito, busca ativa de casos de dengue e ações educativas com a população.

A parceria com o Exército já rendeu visitas a mais de 71 mil imóveis. Nessas visitas, foram eliminados cerca de 10 mil criadouros do mosquito. O trabalho dos soldados, que é supervisionado pelos asaces, é uma das estratégias da Secretaria de Saúde para controlar os números da dengue no município.