Uso de alguns medicamentos pode agravar sintomas da dengue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/06/2015 às 9:00
remedio-235 FOTO:

barrinhaBrilux

Imagem de diversos medicamentos (Foto: Free Images) Antitérmicos que têm ácido acetilsalicílico na fórmula e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue (Foto: Free Images)

Febre alta, dores no corpo e prostração são alguns sintomas que, à primeira vista, podem estar associados a diversas viroses. Para aliviar esse quadro, recorremos logo a medicamentos vendidos em farmácias que prometem acabar com o incômodo. Muita gente não sabe que esse quadro de mal-estar pode ser indicativo de dengue e que, nessa situação, o uso de alguns medicamentos pode levar ao agravamento da doença.

Leia também:

» Todos os tipos de dengue exigem cuidado. Doença é sempre ameaça à saúde pública

» Ministério da Saúde mostra queda nos casos de dengue, mas não devemos descuidar

Antitérmicos com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue. "Esses medicamentos podem desencadear ou agravar o risco de hemorragia nos pacientes com a doença. E esse sintoma já é uma complicação do quadro", explica o clínico geral Carlos Brito, diretor médico do Hospital Jayme da Fonte, no Recife.

Em caso de febre, o ideal é recorrer ao uso de analgésicos já conhecidos, como paracetamol ou dipirona. Para o tratamento da doença, a recomendação médica inclui repouso e hidratação, sem deixar de lado sinais de agravamento. "O paciente deve prestar atenção aos sintomas de alarme, o que inclui vômitos persistentes, dores abdominais intensas, sensação de desmaio, queda da pressão arterial, sangramentos, falta de ar, sonolência e irritabilidade. Se tiver algum desses sinais, a dica é procurar imediatamente a emergência de um hospital", alerta o especialista.