Depósitos ?de água estão ?no foco das ações contra a dengue realizadas ?com Exército

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/05/2015 às 12:01
dengueexército_DESTAQUE FOTO:

Foi constatado que 2.864 depósitos de água? ?tinham focos ?de larvas ?do Aedes aegypti (Foto: Lú Streith/PCR) Foi constatado que 2.864 depósitos de água? ?tinham focos ?de larvas ?do Aedes aegypti (Foto: Lú Streith/PCR)

A?s ações de controle da dengue, realizadas pela Prefeitura do Recife com o Exército contabilizam ?63.?726? operações entre ?vistoria de ?imóveis e tratamento de? depósitos ? para armazenar? água, desde o dia 18 de maio  quando a parceria foi iniciada?. Ao lado de agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria ??Municipal d?e Saúde, além das visitas, ?são realizados ?eliminação e tratamento focal de criadouros. A  medida tem o ?objetivo de control?ar o avanço da dengue na capital pernambucana. ? ?

Ao todo, ?33.790 imóveis foram vistoriados?. D?urante as inspeções em ?29.936 depósitos,? foi constatado que 2.?864 ? ?tinham focos ?de larvas ?do Aedes aegypti?, mosquito transmissor da dengue?. Foi realizada a eliminação de ?5.379 criadouros do vetor, além de tratamento de ?10.210 depósitos? Nas operações, foram usadas ?9.269 gramas de larvicida.

A maioria dos criadouros foi encontrada nos depósitos de superfície que armazenam água, além de vasos de plantas, baldes, bacias, garrafas. ?Durante as ações, os soldados encontraram 8.463 imóveis fechados e ?537 moradores se recusaram à vistoria.

?Neste fim de semana, dias 30 e 31 de maio, mais um plantão de dengue marcará a luta contra a doença no Recife. Equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) visitam as residências de 15 bairros espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade. Entre as atividades que os agentes de saúde realizam com a população, destaca-se a educação ambiental.

"Para combater a alta proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, eliminamos ou tratamos os focos de dengue, mas principalmente fazemos ações educativas, porque a população precisa adotar uma série de cuidados em casa", orienta o gerente do CVA, Jurandir Almeida.

De 1º a 5 de junho, a ação realizada em parceria com o Exército estará em 10 bairros do Recife: Joana Bezerra, Fundão, Casa Amarela, Brasilit, San Martin, Estância, Afogados, Ipsep, Alto José Bonifácio e UR-10.