publicidade
29/05/15

Luz emitida por eletrônicos é perigosa para os olhos, alerta especialista

29 / maio
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 29/05/2015 às 12:00

Imagem de pessoa em frente ao notebook (Foto: Free Images)
Feixes de luz podem causar deslocamento de retina, degenerações musculares nos olhos e até catarata, além de afetar o sistema neurológico (Foto: Free Images)

Sabia que hábitos costumeiros nesta era digital, como assistir filmes no tablet ou passar muito tempo em frente à tela do computador, podem ser mais perigosos do que a gente imagina? Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Latino-Americana de Oftalmologia Pediátrica constatou que a luz azul-violeta emitida por aparelhos eletrônicos é potencialmente perigosa e tóxica para a parte de trás dos olhos.

Estes feixes de luz podem causar deslocamento de retina, degenerações musculares e até catarata, além de afetar o sistema neurológico – causando insônia e mudanças de humor. O perigo, segundo alerta o oftalmologista Bernardo Cavalcanti, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), está no fato de que os sintomas são silenciosos. “Não é algo que você percebe de um mês para o outro. O efeito é cumulativo e os danos vão aparecer ao longo dos anos”, alerta. Para ter uma ideia, explica o especialista, uma pessoa de 25 anos que se expõe a essa luz durante sete horas por dia, pode começar a sentir os problemas causados somente por volta dos 40.

Para evitar complicações futuras, o recomendável é regular o uso de computadores, tablets e smartphones e fazer intervalos de, pelo menos, 20 minutos. “Quando ficamos muito tempo perto da tela, a visão embaça e ocorre o cansaço ocular. Por isso, durante essa pausa é importante estimular a visão de longo alcance, focando em algum ponto a, em média, seis metros de distância”, explica o oftalmologista.

Além disso, é essencial lembrar-se de piscar mais os olhos quando se está diante da tela, a fim de evitar a sensação de olho seco. Em casos extremos, essa sensação pode evoluir para uma doença crônica conhecida como Síndrome da Disfunção Lacrimal (SDL). Apesar de ser mais comum em mulheres de idade avançada, a SDL pode ser desencadeada pelo uso excessivo de computadores e outros aparelhos eletrônicos, causando ardor, irritação, e sensação de areia nos olhos.


FECHAR