Sentar com a carteira no bolso de trás da calça pode provocar problemas na coluna

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/05/2015 às 9:00
carteira_destaque FOTO:

carteira Atenção: ao sentarmos com a carteira no bolso, o desalinhamento do quadril pode vir à tona. Assim, problemas de coluna tendem a aparecer (Foto: Reprodução/Internet)

Já parou para pensar que, ao sentarmos com a carteira localizada no bolso de trás da calça, podemos desenvolver diversos problemas na coluna? O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), explica que os incômodos tendem a aparecer porque, ao sentar com a carteira no bolso, o desalinhamento do quadril pode vir à tona. Isso provoca uma curvatura errada na coluna e comprime as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo.

"O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna, pelo fato de se estar sentado sobre a carteira, criará uma sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor”, explica Giuliano, do ITC Vertebral Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O especialista ainda cita um exemplo de um paciente tratado com o método de reeducação postural global (RPG). “Ele tinha muita dor na região lombar e apresentava um desvio lateral da coluna bem visível. Após algumas consultas, a dor desapareceu porque o desvio da coluna foi significativamente melhorado. Contudo, após alguns meses, o paciente voltou à clínica com as queixas iniciais. Ele se sentava com frequência com a carteira no bolso de trás da calça, o que causava um desequilíbrio de toda a coluna, ao ponto de todo o tratamento de correção da postura feito anteriormente ser progressivamente destruído por esse mau hábito”, diz.