Fundação Altino Ventura inaugura polos de catarata e glaucoma na Iputinga

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/05/2015 às 15:12

Pacientes com glaucoma e catarata precisam de acompanhamento oftalmológico regularmente (Foto: Free Images) Pacientes com glaucoma e catarata precisam de acompanhamento oftalmológico regularmente (Foto: Free Images)

No dia 18 de maio, às 9h, serão inaugurados oficialmente os polos de catarata e glaucoma da Fundação Altino Ventura (FAV), que oferece assistência gratuita a pessoas com problemas de visão que vivem em Pernambuco. Ambos os polos foram transferidos para a primeira etapa da nova sede da FAV, que ficam na Avenida Maurício de Nassau, 2075, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

O espaço oferece atendimento a pacientes que geralmente se deslocam de cidades distantes para receber tratamento oftalmológico. A cerimônia do dia 18 de maio contará com a presença do Secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa Junior.

Os polos foram primeiramente implantados na sede do bairro da Boa Vista, área central do Recife, há três anos. Por questão estrutural, era impossível realizar todos os exames em um só lugar. Até que o paciente fosse submetido, a cirurgia durava cerca de um ano. Agora, com a mudança e melhoria na estrutura, todos os exames referentes a glaucoma e catarata serão realizados no mesmo local e em um único dia. A espera, até a data da cirurgia, cairá para, no máximo, quatro meses, dependendo das condições de saúde do paciente.

Todo o segundo andar do prédio foi destinado exclusivamente aos dois setores, que atendem cerca de 1.470 pessoas por mês. Os exames realizados no polo de catarata (topografia, biometria, tomografia computadorizada de órbita, ultrassom de catarata e potencial de acuidade), assim como os exames que compõem o polo de glaucoma (paquimetria, curva visual, curva tensional diária (CTD) e retinografia) já estão sendo feitos na sede da Iputinga.

Os demais departamentos da FAV, como emergência 24 horas, bloco cirúrgico, Polo de Retina e outros ambulatórios continuam em funcionamento na sede da Boa Vista, assim como toda primeira consulta (regulada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco).