Enfermeiros são essenciais para gerenciar os cuidados dos pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/05/2015 às 6:00

Realizar atividades de assistência e promover o cuidado ao paciente são tarefas dos enfermeiros (Foto: Divulgação) Realizar atividades de assistência e promover o cuidado ao paciente são tarefas dos enfermeiros (Foto: Divulgação)

Os enfermeiros atuam em 50% do segmento de saúde no Brasil, que atualmente apresenta um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores. E fazem parte de um universo profissional onde reina o sexo feminino: 84,6% de mulheres contra 15% dos homens trabalham na área. Com orçamento em torno de dois salários mínimos e, em geral, dois empregos por profissional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  enfermeiros e técnicos de enfermagem comemoram internacionalmente o seu dia nesta terça-feira (12/5).

A profissão, de origem milenar, é comemorada desde 1965, em homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia na Rússia.

Trabalhando há quase 20 anos na Interne Soluções em Saúde, empresa pernambucana especialista em home care e que hoje conta com cerca de 862 profissionais de enfermagem, Monica Ruiz é um dos 1,6 milhão de profissionais brasileiros que trabalham diariamente pelo bem-estar da população.

"A relação com o paciente e família nos mostra que, apesar do sofrimento e de perdas, temos como retorno e satisfação o carinho de quem cuidamos. Já fiz um parto em uma ambulância. A criança que nasceu herdou meu nome. Quer maior emoção do que essa?", vibra Monica.

A lista de obrigações e deveres é enorme para a classe. Inclui planejamentos de atividades de assistência, cuidado ao paciente em estado grave, prevenção execução de programas de assistência integral à saúde, administração de medicamentos, aplicação e conservação vacinas, entre outras tarefas.