publicidade
17/04/15

Exército ajudará a capital paulista no combate à dengue

17 / abr
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 17/04/2015 às 6:00

O período de maior transmissão da dengue no ano vai de março a maio (Foto: Free Images)
O período de maior transmissão da dengue no ano vai de março a maio (Foto: Free Images)

Da Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (16/4) que receberá apoio do Exército em ações de combate aos focos de dengue, que deve atingir seu pico nas próximas semanas. Serão 50 soldados à disposição da prefeitura. O trabalho em conjunto deve ter início em até dez dias.

“Queremos usar esses profissionais mais qualitativamente. Em alguns bairros, sobretudo, onde há muita violência, a pessoa se recusa a abrir as portas para a Vigilância Sanitária. Não se trata de um problema quantitativo, mas qualitativo. Se a equipe está acompanhada de um soldado, a pessoa se sentirá mais segura em abrir [a porta]”, disse Haddad.

Equipes da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) treinarão os soldados, que devem se somar aos 2,5 mil agentes de zoonoses que visitam diariamente as residências e orientam os moradores sobre como evitar a proliferação dos mosquitos.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Paulo Puccini, há recusa da visita em 20% das casas. “Isso se dá ou porque a pessoa não está em casa ou porque se recusa a abrir as portas”, disse. Ele acredita que a presença dos soldados com os agentes da prefeitura trará mais credibilidade.


FECHAR