Bloco arrasta foliões para o enterro do mosquito da dengue em Olinda

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/02/2015 às 19:48

Bloco orientou foliões sobre formas de combater o mosquito (Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação) Bloco orientou foliões sobre formas de combater o mosquito (Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação)

A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, faz hoje à noite (12/2) a abertura oficial do Carnaval e chama atenção dos moradores e turistas em relação às ações de combate ao mosquito aedes aegypti, que se desenvolve principalmente em água limpa e parada. Pela manhã, o bloco Enterro do Mosquito da Dengue saiu às ruas com o objetivo de intensificar a prevenção da dengue na Cidade Alta durante a folia.

“É uma forma lúdica de convocarmos moradores e turistas para combater o mosquito. É fundamental evitar o acúmulo de água nas casas do Sítio Histórico de Olinda, que podem se tornar focos do mosquito, caso a população não adote os cuidados necessários”, diz a enfermeira Jimena Costa, coordenadora do Programa da Dengue em Olinda.

Ela frisa que o bloco, que já existe há 13 anos, é considerado pela Secretaria Municipal de Saúde de Olinda como uma estratégia importante para ajudar a manter os índices satisfatórios dos casos confirmados de dengue em 2014. Foi justamente no ano passado que a cidade alcançou uma redução de 28,57% de casos confirmados, em relação a 2013.

“Essa queda fez o município apresentar uma situação sob controle em relação ao trabalho de combate aos focos do mosquito. O desfile do bloco certamente ajuda a transmitir a informação de que cada pessoa tem que fazer a sua parte para prevenir a dengue e a chicungunha, também causada pelo aedes aegypti”, finaliza Jimena.