Dia D de combate à dengue e chicungunha realiza mutirões de limpeza urbana

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/02/2015 às 6:00

Aedes Aegypti transmite ambas as enfermidades (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem) Aedes Aegypti transmite ambas as enfermidades (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem)

Hoje (7/2) é o dia D de combate à dengue e à chicungunha. O Ministério da Saúde aproveita a data para pedir à população e aos gestores públicos que reforcem as medidas de prevenção. A ação, de caráter nacional, busca conscientizar a população sobre a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolvem principalmente em água limpa e parada.

O Estado de Pernambuco também participa das atividades, já que, só em 2015, 690 casos de dengue já foram notificados, contra 462 notificações no mesmo período de 2014, um aumento de 49%. Durante todo o ano de 2014, foram confirmados 6,5 mil casos de dengue no Estado. Neste ano, 69 diagnósticos positivos já foram registrados.

Serão realizados hoje mutirões de limpeza urbana, mobilização popular e atividades para os profissionais da área realizarem o diagnóstico e tratamento correto de dengue e chicungunha.

“Estamos em um período propício, de sol intercalado com chuvas, para proliferação do mosquito da dengue e da febre chicungunha", diz a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chicungunha da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Claudenice Pontes. Ela reforça que, para diminuir os índices das duas doenças, é preciso eliminar os criadores do Aedes aegypti, que transmite ambas as enfermidades.

"A população precisa ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de todos os gestores municipais e de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, complementa Claudenice.

Em novembro de 2104, a Secretaria de Saúde de Pernambuco lançou o Plano de Contingência da Chikungunya e da Dengue 2015. Ao todo, serão investidos mais de R$ 6,6 milhões na compra de materiais, insumos e na capacitação de profissionais, entre médicos, enfermeiros de hospitais e UPAs, além de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).