Estresse pode abalar mais a saúde das mulheres do que a dos homens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/01/2015 às 5:00
mulher_destaque FOTO:

Muitas mulheres  não encontram tempo para descansar de maneira apropriada (Foto: Free Images) Muitas mulheres não encontram tempo para descansar de maneira apropriada (Foto: Free Images)

Fatores como a dupla jornada de trabalho predispõem grande parte da parcela feminina da população a apresentar desequilíbrio hormonal e níveis mais altos de tensão e ansiedade. Consequentemente, as mulheres podem apresentar falta de apetite sexual, menstruação desregulada, acne, perda de cabelo, má digestão, depressão, insônia, ganho de peso e diminuição da fertilidade. Como se tudo isso não bastasse, nós podemos até ficar mais suscetíveis do que os homens a problemas cardíacos devido ao estresse.

É o que alega a psicóloga Silvia Cury, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.  Por causa da rotina que muitas mulheres têm que adotar, segundo ela, o nível de estresse apresentado por elas pode superar o dos homens. “A maioria deles não tem que lidar com uma jornada dupla e, às vezes, até tripla de trabalho, como as mulheres. Por isso, todos os males derivados do excesso de tensão podem afetar a parcela feminina da população de maneira intensa”, diz Silvia, que é a chefe do serviço de psicologia do HCor.

Outra razão pela qual o estresse pode ser bem prejudicial à saúde das mulheres está no desequilíbrio hormonal. Em situações superestressantes, o organismo feminino libera, entre outros hormônios, níveis elevados de cortisol, que tem como função deixar o corpo em estado de alerta. Isso pode resultar em problemas de saúde como falta de apetite sexual, menstruação desregulada, acne, perda de cabelo, má digestão, depressão, insônia, ganho de peso, diminuição da fertilidade e problemas cardíacos.

“Homens e mulheres têm reações emocionais diferentes diante de situações que geram frustração, nervosismo e irritação. Como são mais emotivas, elas podem sucumbir a efeitos do estresse com mais facilidade”, explica Silvia.

Para tentar evitar fatores que possam acentuar os níveis de tensão, as mulheres devem adotar novos hábitos na rotina. Atitudes como praticar atividades físicas regulares, manter uma alimentação balanceada, não beber, não fumar e procurar dormir de seis a oito horas por dia sem interferências podem diminuir bastante vários problemas. “Também é importante que procurar manter os níveis de colesterol estáveis e tentar perder alguns quilos, caso a mulher esteja muito acima do peso. Isso ajuda a manter o corpo saudável e dá disposição para enfrentar desafios”, conclui a psicóloga do HCor.