Hospital das Clínicas da UFPE promove mutirão para prevenir câncer de próstata

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/11/2014 às 18:52
Novembro Azul FOTO:

O Instituto Nacional do Câncer estima que, neste ano, serão diagnosticados no Brasil 69 mil novos casos de câncer de próstata. De olho nisso, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), através do Serviço de Urologia, promove neste sábado (15/11) um mutirão para prevenção e detecção do câncer de próstata.

A ação será realizada das 8h às 12h na unidade hospitalar. O acesso será pela Portaria 4. Homens a partir dos 50 anos ou 45 com histórico familiar da doença estão convocados para participar da campanha.

Cerca de 10 médicos, entre residentes e urologistas do HC, participarão do mutirão. A expectativa é de que 300 homens sejam atendidos. O mutirão é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia/Regional Pernambuco e faz parte da programação da Campanha Novembro Azul.

O chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar, explica que, no dia do mutirão, será feita uma entrevista com o paciente e o exame de toque retal, que permite ao médico analisar se há alguma alteração na glândula, como o endurecimento ou presença de nódulos suspeitos. Também será solicitado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e agendado um retorno do paciente ao Ambulatório de Urologia do HC/UFPE.

“Essa campanha é importante porque o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum encontrado na população masculina. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%”, explica Vilar.

Esses exames preventivos (toque retal e PSA) são essenciais para a descoberta precoce da doença, já que a doença é silenciosa na fase inicial, sem apresentar sintomas. Apenas num estágio avançado é que ela traz sinais, como dor óssea, incômodo ao urinar e presença de sangue na urina ou sêmen.