Interne Soluções em Saúde sedia encontro sobre doença de Alzheimer

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/08/2013 às 15:19

A Interne Soluções em Saúde, no Recife, sedia amanhã (17/8) mais uma palestra promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer/Regional Pernambuco (ABRAz/PE). A discussão, que acontece a partir das 9h, relaciona a doença com o estresse na família. O assunto será comandado pela psicóloga Rossandra Sampaio.

O evento, que é destinado a profissionais e aos parentes de pacientes que convivem com a enfermidade, já convida para as atividades do mês em que se voltam atenção para a doença de Alzheimer, que tem o dia 21 de setembro como a data de conscientização mundial. Vale frisar que a enfermidade é a mais comum entre os 140 tipos de demências. Estudos revelam que, a partir dos 65 anos, de 10% a 15% dos idosos desenvolverão a doença, que acomete cerca de 25 milhões de pessoas no planeta. Desse total, aproximadamente 1,2 milhão é formado por brasileiros. Também é importante salientar que a doença não faz parte do envelhecimento natural e nem todo idoso com dificuldades de memória tem Alzheimer.

E mais: a doença não é caracterizada só por comprometimento da memória. Ao longo de sua evolução, podem aparecer outros sinais: afasia (comprometimento das funções de linguagem), apraxia (prejuízo na capacidade de executar atividades motoras), agnosia (dificuldade para reconhecer ou identificar objetos) ou perturbação do funcionamento executivo (capacidade de pensar de forma abstrata e planejar, iniciar, sequenciar, monitorar e cessar um comportamento complexo). Além disso, cerca de 75% dos pacientes com Alzheimer têm sintomas comportamentais e psicológicos, como apatia, depressão, agitação e agressividade.

Serviço:

Palestra da ABRAz/PE

Data e horário: 17/8, às 9h

Endereço: Interne – Rua Marquês de Amorim, nº 444, Ilha do Leite, Recife/PE

Informações: 81 3272-0263/ [email protected]