Não dê bobeira diante dos doces que mais agridem os dentes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/07/2013 às 0:10

Há algumas guloseimas que abrem muitas portas para o desequilíbrio da saúde bucal. Entre elas, estão balas, bombons e jujubas. Por isso, depois de degustar doces desse tipo, é fundamental fazer uma higienização adequada.

A odontóloga Olga Laranjeira informa que há até uma escala dos doces mais agressivos aos dentes. “O pior deles é o toffee, aquele bem durinho de caramelo e que gruda de forma firme nos dentes. A escala segue com chocolates e sorvetes. Por fim, destacamos os picolés, que tem menor cremosidade”, diz.

A odontóloga ressalta que, quanto mais cremosa for a iguaria e quanto mais ela grudar nos dentes, maior agressividade para a saúde bucal. "Isso contribui para a formação da chamada placa adesiva", acrescenta Olga. E dessa maneira, as bactérias se organizam na nossa boca e disparam ácidos, a ponto de acabar furando o esmalte dos dentes.

Como armas para evitar as cáries e os estragos causados pelo excesso desses doces, recomenda-se a ingestão controlada deles e a higienização bucal após o consumo.  “Para as crianças, por exemplo, é importante que elas escovem os dentes três vezes ao dia, após as refeições, e utilizem um creme dental com flúor, a partir dos dois anos de idade, na quantidade de um grão de arroz”, finaliza Olga.