Cerca de 30% das mulheres já pensaram em aumentar os seios, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/07/2013 às 0:52
Parte dos resultados da pesquisa "Implantes mamários: o que pensam as mulheres brasileiras" (Infográfico: Divulgação)
Parte dos resultados da pesquisa "Implantes mamários: o que pensam as mulheres brasileiras" (Infográfico: Divulgação) FOTO: Parte dos resultados da pesquisa "Implantes mamários: o que pensam as mulheres brasileiras" (Infográfico: Divulgação)

Levantamento conduzido pelo Instituto de Pesquisas Ideafix, a pedido da Worldwide LLC (marca líder mundial em produtos estéticos), com 400 mulheres nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de Brasília, revela que um terço das entrevistadas já pensou em colocar implante de silicone mamário.

Esse percentual aumenta para 48% entre aquelas que usam sutiãs de números 38 ou 40. Para 94% do universo pesquisado, seios maiores são sinônimo de autoestima elevada.

O estudo, que contemplou mulheres de 18 a 45 anos, das classes A e B, teve como objetivo revelar a percepção das brasileiras sobre o próprio corpo e sobre as cirurgias estéticas. O levantamento também mostra que, para 62% das participantes da pesquisa, qualidade é o aspecto mais importante para a escolha do produto.

E mais: metade das mulheres ainda declara ter buscado informação sobre implante de silicone mamário e a cirurgia. Quase 90% das entrevistadas, contudo, não conhecem nenhuma marca de silicone, 62% não têm informação sobre tamanhos e 58% desconhecem preço.

A pesquisa também ressalta que a cirurgia de aumento de mama é a terceira mais desejada pelas mulheres (23,5%), atrás da lipoaspiração (32,3%) e da abdominoplastia (31,5%).

Os resultados mostram ainda que a principal razão para elas realizarem a cirurgia de aumento mamário é a insatisfação com o tamanho - problema relatado por 40% delas. Em cada 10 mulheres, quatro acreditam que a cirurgia as tornaria mais sexy e desejadas. Já 19% se submeteriam à cirurgia pela insatisfação com a forma dos seios.

A opinião dos homens também é importante para as entrevistadas: de acordo com elas, 88% dos homens preferem seios maiores. Por outro lado, para a maioria (60%) das mulheres, quanto mais natural o resultado, melhor.