Pernambucano apresenta proposta para parto humanizado com música

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/07/2013 às 0:09

O momento do parto pode ser marcado pela música, capaz de acalentar o bebê e trazê-lo ao mundo com muita tranquilidade. É o que garante o professor Givanildo Amancio (maestro Gil), do Recife.

Ele apresentará essa proposta no 3º Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida, que acontece de 13 a 15 de setembro, em São Paulo. A ideia é que, durante toda a gestação, o batimento cardíaco da criança seja monitorado e gravado para se transformar em melodia, sob medida, durante o parto.

A música é composta com instrumentos ligados aos elementos do mapa astral, que é o mapa de céu no momento do nascimento. O astrólogo responsável pelo mapa é Haroldo Barros, também do Recife.

A experiência piloto foi realizada com o primeiro filho do maestro Gil, que nasceu em janeiro de 2011. O método se repetiu com o segundo filho, em abril de 2013. Outros nove partos foram realizados dentro do mesmo princípio, em maternidades-escola.

“Quando o meu primeiro filho chorava, bastava eu entoar a canção dele para vir a calmaria”, conta o maestro Gil. Ele já participou, com o grupo que o auxilia, de seis partos na maternidade do Centro de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

“Tudo é moldado conforme desejo e concessão da parturiente. Ou seja, a sintonia das práticas passam necessariamente pela afinação prévia para que seja algo prazeroso, equilibrado e harmônico”, complementa.