Jaboatão dos Guararapes e Olinda ganham mais recursos para a saúde do homem

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/11/2011 às 1:14

Com o objetivo de fortalecer as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Ministério da Saúde destinou recursos para 52 novos municípios, de todos os Estados, desenvolverem ações voltadas à saúde do homem, com foco na atenção básica. Em Pernambuco, foram contempladas as cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Cada unidade da Federação receberá R$ 75 mil; cada município, R$ 55 mil. Esses recursos podem ser utilizados para monitoramento das ações em desenvolvimento, sensibilização do público masculino e da população em geral sobre cuidados.

A verba também pode ser destinada à produção de material de conscientização sobre agravos e riscos à saúde do homem, à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e à implantação do pré-natal masculino, entre outras ações.

"O repasse desses recursos contribuirá para a organização dos serviços, como também para a implementação de ações e estratégias voltadas à saúde do homem nesses Estados e municípios", afirma o coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora.

A política lançada em 2009, já está presente em todos os Estados e conta agora com 132 municípios. O principal objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.