Investigação de câncer de próstata: RHP promove atendimento gratuito

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 17/11/2011 às 17:44

O Real Hospital Português (RHP), no Recife, promove amanhã (18/11) a 10ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, que tem como alvo homens a partir dos 45 anos de idade.

Serão realizadas gratuitamente consultas com especialistas, além de exames clínicos (toque retal) e da dosagem sanguínea do PSA (sigla, em inglês, para antígeno prostático específico).

A ação conta com a assessoria médica do serviço de urologia do RHP/Real URO, chefiado pelo urologista José Nogueira. A iniciativa tem apoio dos laboratórios Real Lab e Apsen, como também da empresa Medical.

A campanha é coordenada pelo Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, que disponibilizará 400 senhas de atendimentos, distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h.

Nos casos em que for confirmado o câncer de próstata, os pacientes serão encaminhados para tratamento oncológico em um hospital de referência.

O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos exames periódicos para prevenir a doença. “O câncer de próstata é o segundo mais frequente no homem, atrás apenas do câncer de pele”, revela Nogueira.

O médico destaca que homens com histórico familiar da enfermidade devem fazer os exames preventivos a partir dos 40 anos. “Os demais, a partir dos 45 anos, quando estatisticamente aparecem os tumores malignos da próstata”, orienta.

Serviço:

Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Dia: 18/11 (sexta-feira)

Local: Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Real Hospital Português - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu – Recife/PE

Horário: a partir das 7h