Feliz Dia do Médico! :)

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/10/2011 às 2:05

Admiro muito a arte de cuidar do outro de uma forma tão singela. É por isso que hoje (18/10), no Dia do Médico, parabenizo todos os profissionais desta categoria, que não se cansam de dedicar esforços para deixar a nossa saúde em ordem.

Conforta muito quando a gente tem médicos de confiança - aqueles que se mostram sempre disponíveis e que não colocam barreiras para uma comunicação quando mais precisamos deles.

Às vezes, pode ser cansativo dar conta de tantas solicitações, de tantas consultas, de tantos procedimentos... Mas costumo dizer que, quando a gente faz qualquer coisa com amor, a recompensa aparece quando nem esperamos.

Imagino que, no caso dos médicos, um misto imenso de emoções deve brotar quando eles conseguem arrancar um sorriso do rosto de uma criança, alivar a dor de um idoso, tirar as incertezas da cabeça de um adulto, eliminar os medos dos adolescentes...

Mas isso realmente só é possível quando existe uma relação de segurança e de confiança entre médicos e pacientes. E essa conexão é construída aos poucos, além de depender do quesito afinidade. Quantas vezes você já ouviu dizer que o médico do seu melhor amigo não foi tão super para o seu outro amigo? Várias, não é?!? Afinal, a ligação afetiva independe das destrezas de qualquer profissional.

É por isso que não sou daquelas que abre o guia do plano de saúde e agendo uma consulta com o médico que atende numa clínica mais perto de casa ou com outro que tem disponibilidade para logo. Levo em consideração outro rol de requisitos: qualidade do atendimento, segmento dentro da especialidade com que o médico mais se identifica, disponibilidade para atender fora do consultório numa situação de emergência e diálogo humanizado.

Já escrevi, no post do ano passado em homenagem aos médicos, e faço questão de repetir: "Eu, na condição de paciente, gosto de ir a médicos que têm o dom da conversa. Não gosto de blá-blá-blá. Prefiro aquela troca de ideias informal, mas com conteúdo. É bom entrar no consultório e conversar com nossos médicos sobre coisas amenas, sobre coisas que acontecem no nosso dia a dia e que podem impactar positiva ou negativamente o nosso estilo de vida."

Na condição de paciente, posso dizer felizmente que estou satisfeita e feliz. Meus médicos são exemplares, atenciosos e gentis. Sempre vou parabenizá-los em todos os momentos oportunos. Portanto, quero expressar o meu agradecimento a Fernando Almeida, a Izabel Christina Carneiro, a Kátia Petribú, a Monique Cherpak e a Guilherme Cherpak por toda a atenção que tenho recebido.

Também agradeço a todos os outros médicos brilhantes, que conheci (e continuo a conhecer diariamente) graças ao meu ofício de jornalista de saúde. Sim, tenho que manifestar gratidão a todos os médicos que atendem ao telefone, respondem meus e-mails e minhas mensagens sempre que tenho dúvidas para uma matéria. Todos eles me presenteiam diariamente com ricos ensinamentos e me ajudam a incentivar muitas pessoas a procurarem ajuda e ter uma vida, dentro do possível, saudável.

Feliz Dia do Médico!

Um abraço,