Aumento de sonolência tem relação com sobrepeso e ingestão de carboidratos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/10/2011 às 0:08

Para quem convive com sobrepeso/obesidade e deseja ter um dia mais produtivo, nada de ingerir carboidratos, especialmente aqueles presentes no pão francês, na batata-inglesa e no arroz branco.

É o que mostra uma pesquisa apresentada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), que relacionou o consumo do nutriente com a intensidade de sonolência das pessoas que participaram do levantamento.

A autora da investigação, a nutricionista Patricia Xavier Soares de Andrade Nehme, realizou a intervenção alimentar com os funcionários da segurança de uma empresa da Baixada Santista (SP), controlando alguns fatores da alimentação dos trabalhadores.

A pesquisa, intitulada Repercussões de uma intervenção nutricional na sonolência de trabalhadores noturnos, foi orientada por Claudia Roberta de Castro Moreno e se dividiu em duas etapas: na primeira, Patrícia levantou dados gerais da população.

Ao fim desse procedimento, foram sorteados os 24 participantes das semanas seguintes de estudo, que sofreriam a intervenção alimentar. Num segundo momento, a pesquisadora avaliou o grau de sonolência dos escolhidos, ainda sem a intervenção.

Depois de um determinado intervalo, a quantidade de carboidratos da alimentação aumentou por cinco dias. Após um intervalo de dois dias, aumentou-se também a quantidade de proteínas na alimentação noturna dos trabalhadores, também por cinco dias.

Dessa série de observações, a pesquisadora concluiu que o aumento da sonolência é mediado pelo índice de massa corporal (IMC). Ou seja, quanto maior o IMC, maior a influência da alimentação na sonolência. Observou-se também que os carboidratos favorecem a vontade de dormir nos obesos.

A pesquisadora conta que a intervenção utilizou, como base, a refeição noturna habitualmente servida pela empresa, o que facilitou a adesão dos funcionários e a interpretação dos dados.