Dia 15/10: Fundação Altino Ventura oferece atendimento gratuito a quem tem 50 anos ou +

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/10/2011 às 0:47

No próximo sábado (15/10), a Fundação Altino Ventura abraça a campanha Viver: porque ver é viver, na sede da instituição, que fica no bairro da Boa Vista, no Recife.

A iniciativa, apoiada pela farmacêutica Novartis, tem como objetivo conscientizar a população sobre as principais doenças da visão que acometem as pessoas acima de 50 anos.

A ação também alerta sobre diagnóstico precoce e frisa que os sintomas dessas doenças não fazem parte do processo natural do envelhecimento.

Na ocasião, profissionais da saúde distribuirão cartilhas informativas sobre a saúde da visão, esclarecerão dúvidas e realizarão exames gratuitos de diagnóstico da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e glaucoma.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética, a catarata e o glaucoma estão entre as principais doenças da visão. Juntas, elas atingem cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Ainda de acordo com o CBO, a DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos de idade. A doença compromete a mácula, responsável pela visão detalhada, e produz uma mancha que prejudica a visão central.

Para evitar danos irreversíveis causados por essas e outras enfermidades, as sociedades médicas recomendam que a população acima de 50 anos consulte anualmente um oftalmologista ou retinólogo - médico especialista em doenças da retina.

Serviço:

Campanha "Viver: Porque ver é viver"

Data: 15 de outubro (sábado)

Horário: 7h às 12h

Local: Fundação Altino Ventura - Rua da Soledade, 170 - Boa Vista - Recife/PE

* Importante: os médicos atenderão até 600 pacientes com 50 anos ou mais. Os interessados deverão fazer agendamento prévio pelo seguinte telefone: 81 3081-3030. No dia 15/10, é necessário levar carteira de identidade (RG) para participar da ação.