Uso de Botox para tratamento da enxaqueca crônica é discutido em congresso

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/10/2011 às 0:40

Na última semana, tive tanta dor de cabeça que chamou a minha atenção uma das discussões do 25º Congresso Brasileiro de Cefaleia, realizado em São Paulo recentemente. 

Durante o evento, experts nacionais e internacionais debateram sobre o mais recente tratamento para enxaqueca crônica em adultos, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Botox (toxina botulínica tipo A).

O evento contou com a participação de profissionais renomados, como o professor de neurologia e editor da revista Headache, Alan M. Rapoport, e Stephen D. Silberstein.

Eles apresentaram aos médicos brasileiros os principais resultados da pesquisa Phase III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy, mais conhecido pela sigla PREEMPT. Trata-se do maior programa de estudos sobre enxaqueca crônica já desenvolvido.

Ambos também mostraram o impacto da nova terapia com Botox no controle da enxaqueca crônica, que é a forma mais frequente de dor de cabeça primária crônica diária.

A doença, vale frisar, impacta profundamente a vida dos pacientes porque promove ausências no trabalho e impossibilidade de realizar tarefas do dia a dia, além de provocar o isolamento social.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, o estudo epidemiológico nacional da enxaqueca, feito com mais de 3,8 mil pessoas, mostrou que 15,2% possuem enxaqueca, 13% cefaleia tensional e 6,9% cefaleia crônica diária.

"Para a pessoa que sente dores todos os dias, ou no caso da enxaqueca crônica com mais de 15 dias por mês, um dia sem dor faz toda a diferença na qualidade de vida e no convívio social", explica o neurologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Marcelo Ciciarelli.

PARTICULARIDADES - O tratamento com uso de Botox não pode ser feito para qualquer tipo de dor de cabeça. A Anvisa aprovou o uso do produto, em adultos, para o tratamento preventivo de migrânea crônica.

Popularmente, é conhecida como enxaqueca crônica (forma mais frequente de dor de cabeça primária crônica diária), caracterizada por mais de 15 dias do incômodo por mês, com duração de mais de quatro horas por dia, por mais de três meses.

O profissional habilitado para diagnosticar e tratar a enfermidade é o neurologista, além de ser capacitado para a aplicação técnica apropriada das injeções.

Também é bom informar que Botox é uma medicação que foi estudada para o tratamento da migrânea crônica em pacientes que sofrem com esse tipo específico de dor de cabeça. Não há estudos que comprovem a segurança e eficácia do medicamento em outros tipos de dores de cabeça. Por isso, o produto não deve se utilizado indiscriminadamente.

FIQUE ATENTO

Nem tudo é Botox - marca comercial da medicação fabricada pela empresa Allergan. Por se tratar de um produto biológico, possui características específicas como dosagem, tempo de resposta terapêutica, duração de efeito e indicações aprovadas, devido ao processo de fabricação, tipo de cepa utilizada e envase.

As demais marcas de toxina botulínica presentes no mercado brasileiro possuem diferentes indicações, efeitos e dosagens aprovadas pela Anvisa, tanto no uso cosmético como terapêutico. Em função disso, cada toxina botulínica é considerada única. Por isso, Botox não deve ser utilizado como nome genérico desta classe de medicamento.