Dia Mundial de Alzheimer: especialistas orientam sobre reabilitação cognitiva

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/09/2011 às 1:00

Estima-se que atualmente, no Brasil, cerca de 700 mil pessoas convivam com a doença de Alzheimer (DA), cujo dia mundial é lembrado hoje (21).

É bom frisar que os sintomas cognitivos e comportamentais podem ser controlados não apenas através de medicação, mas também graças a um tratamento de reabilitação neuropsicológica.

Para que a terapêutica seja efetiva, faz-se necessária uma abordagem interdisciplinar, que deve ser promovida por uma equipe de geriatras, neurologistas, neuropsicólogos e terapeutas ocupacionais.

O apoio da família também se faz absolutamente necessário para melhorar a qualidade de vida do paciente com DA.

A reabilitação neuropsicológica tem como objetivo manter as habilidades cognitivas e comportamentais do portador pelo maior tempo possível, reestruturando os fatores psicossociais da vida do paciente e de seus parentes.

As técnicas utilizadas na reabilitação estão dentro dos padrões da psicologia cognitiva ou comportamental e intensifica a confiança dos pacientes em suas habilidades, no sentido de facilitar atividades de vida cotidiana.

Assim, quando se promove o aprendizado através de técnicas específicas para cada função e quando os exercícios são direcionados para atividades da vida diária, são reforçadas as habilidades importantes para a vida do paciente.

No Hospital do Coração, em São Paulo (HCor-SP), há inicialmente uma consulta neurológica do paciente com provável diagnóstico de DA. Em seguida, ele é encaminhado para uma avaliação neuropsicológica. Uma vez atestada a doença na fase inicial ou moderada, há a prescrição da reabilitação neuropsicológica com uma equipe especializada.

“Ao analisar os pacientes que passam por essa reabilitação, podemos perceber que as ações cognitivas ficam estáveis por mais tempo", relata a neurologista Maristela Costa, responsável pelo Check-up Neurológico do HCor-SP. Ela acrescenta que o tratamento medicamentoso é essencial para o paciente com Alzheimer, mas a reabilitação promove diversos benefícios, como a melhora da qualidade de vida de forma, da independência e do relacionamento com a família. 

PROGRAMAÇÃO NO RECIFE

A Associação Brasileira de Alzheimer/Regional Pernambuco (ABRAz-PE) realiza, neste sábado (24/9), o 2º Encontro de Familiares e Cuidadores de Pessoas com a Doença de Alzheimer, no auditório do Edifício Egas Muniz, que fica no Real Hospital Português, no Recife.

Com o objetivo de orientar sobre a doença, suas fases e alterações, o evento também servirá para esclarecer dúvidas e discutir indicações de tratamentos.

As inscrições custam R$ 25 e podem ser feitas através do site: abrazpe.ueuo.com/encontro. Mais informações: 81 3272-0263/ [email protected]