Ação educativa em Caruaru discute sexualidade com mais de 200 idosos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/09/2011 às 0:02

Importante para o corpo e para a mente, a sexualidade é um traço bem íntimo do ser humano e, dessa maneira, manifesta-se de maneira particular em cada indivíduo, inclusive no envelhecimento.

Para derrubar os tabus por trás do assunto, o projeto Saúde na Boa Idade, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Caruaru (Agreste de Pernambuco), abraça uma ação educativa focada em temas relacionados à sexualidade com mais de 200 idosos.

O trabalho ganha vida com encontros realizados mensalmente. É bom deixar claro que não devemos confundir o conceito da sexualidade com o do sexo propriamente dito - o primeiro contempla uma concepção mais ampla porque considera carinho, beijos, abraços, toques, olhares, amor, sensualidade e fantasia. E dentro de todo esse contexto está a relação sexual.

Para a psicóloga do Núcleo de Saúde da Família, Ana Espíndola, é importante saber que o envelhecimento não compromete necessariamente a sexualidade.

"O homem é capaz de ter uma ereção peniana em qualquer idade, assim como a mulher consegue atingir uma lubrificação vaginal adequada e chegar ao orgasmo", diz a especialista. "Essas respostas sexuais só ficarão comprometidas se houver um bloqueio físico ou psicossocial." 

E Ana ainda frisa que, no caso das mulheres, a atividade sexual pode continuar por um longo período após a menopausa, sem que haja dificuldades ou ausência de lubrificação vaginal. "Muitas vezes nem é preciso recorrer à terapia de substituição hormonal", esclarece a psicóloga.

O projeto Saúde na Boa Idade, em Caruaru, ainda oferece orientações sobre saúde preventiva aos idosos, aferição da pressão arterial, medicamentos para hipertensão e diabete, como também palestras sobre alimentação saudável, direito dos idosos, saúde mental e física.