Ainda abusamos dos alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Vamos mudar?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/08/2011 às 1:47

Diante de tantas campanhas voltadas para a adoção de hábitos saudáveis, a população passa a ficar atenta à prevenção de doenças crônicas, como diabete e hipertensão. Ainda assim, quando o assunto é alimentação equilibrada, ainda escorregamos em erros.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente, mostrou um padrão alimentar inadequado pela maioria dos brasileiros. Significa dizer que, por aqui, a dieta é caracterizada pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio.

Aliado a isso, ingerimos pouquíssimos micronutrientes (vitaminas e minerais) além de termos baixa ingestão de alimentos protetores, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. E esse quadro é mais crítico entre os adolescentes: o público jovem consome entre 10% e 15% mais gorduras do que os adultos.

Ainda segundo dados da POF, a ingestão diária de alimentos ricos em colesterol é maior em homens do que em mulheres e supera os 200 mg para todas as regiões e idades (exceto as idosas).

No combate ao colesterol, é importante também considerar a ingestão das gorduras saturadas e trans. A participação das gorduras saturadas no total de calorias/dia não deve ultrapassar 10% ao dia. Esse consumo está acima de 9% para ambos os sexos em todas as faixas etárias, chegando a valores entre 9,7% e 9,9% entre os adolescentes.

O consumo das gorduras trans está diretamente associado aos alimentos processados e traz como consequências um maior risco de aumento do colesterol total e do LDL (o chamado "colesterol ruim") e redução do HDL (conhecido como "colesterol bom").

Então, vamos prestar atenção ao que vai no nosso prato?!?

- Alimentos ricos em colesterol:

Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas /gordas/, gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta

- Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

Aipo, couve, bagaço da laranja, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo, vegetais folhosos

Um beijo e saúde pra todo mundo!