MS cria grupo para apresentar plano de ação sobre vacina contra dengue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/07/2011 às 1:08

Na última segunda-feira (11/7), o Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para elaborar um plano de ação capaz de acompanhar o processo de desenvolvimento, da produção e da implantação da vacina contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, três laboratórios realizam pesquisas sobre a vacina: o Instituto Butantan, em parceria com o norte-americano NIH (Nacional Institutes of Health), o Biomanguinhos da Fiocruz, em parceria com a GlaxoSmithKline (GSK), e o laboratório francês Sanofi Pasteur.

(Clique aqui e leia outro post do Casa Saudável sobre o assunto)

O grupo também será responsável, em conjunto com especialistas, pela definição de estratégias de vacinação e pelo monitoramento de eventuais efeitos adversos. A equipe será composta por representantes de duas secretarias do Ministério da Saúde – Vigilância em Saúde e Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também caberá ao grupo acompanhar a realização de estudos, junto a instituições de pesquisas nacionais e internacionais, que tenham como objetivo revisar informações sobre os inquéritos de soroprevalência, morbimortalidade e estudos ecoepidemiológicos sobre dengue no Brasil.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que o Brasil apoia o desenvolvimento das três vacinas. Ele lembra que o fabricante internacional, o Sanofi Pasteur, já está na fase de testes com a população, inclusive aqui no Brasil. "Esperamos que, daqui a três anos, o País já tenha uma vacina contra a dengue", diz.

De acordo com o secretário, o grupo de trabalho terá um papel fundamental na definição das estratégias para a aplicação da vacina. O grupo terá o prazo de seis meses, a contar do último dia 11 de julho, para apresentar o plano de ação.