publicidade
20/04/11

Nova vacina com microagulha manda a gripe pra bem longe

20 / abr
Publicado por Cinthya Leite em Blog - 20/04/2011 às 6:00

Nova vacina contra gripe intradérmica possui microagulha de 1,5 mm - 10 vezes menor que a agulha para administração intramuscular (Imagem captada de vídeo da Sanofi)

Já está mais do que consolidado o fato de que a vacinação é o principal meio de prevenção da gripe e de redução do impacto das epidemias. Há diferentes imunizações disponíveis no mercado, utilizadas há mais de 60 anos, eficazes para prevenir a doença.

A boa nova é o lançamento da Sanofi Pasteur, que anunciou na segunda-feira (18/4) a vacina IDflu – primeira intradérmica contra a gripe e que vem com uma microinjeção.

Indicada para proteção da doença em pessoas entre 18 e 59 anos, a IDflu está disponível nas clínicas particulares brasileiras (clique aqui e saiba as unidades que oferecem no País). O custo da aplicação fica entre R$ 60 e R$ 70.

Quando comparado às demais vacinas para adultos que são aplicadas no músculo (injeção intramuscular), o novo produto da Sanofi utiliza uma agulha com apenas 1,5 milímetro (ou seja, dez vezes menor do que as agulhas geralmente usadas para vacinação intramuscular), que chega a ser 40% mais fina.

Adultos saudáveis de 18 a 59 anos podem contar com a imunização com microagulha (Imagem captada de vídeo da Sanofi)

A vacina contra gripe, diga-se de passagem, começa a ter efeito cerca de duas semanas após a vacinação (quando os anticorpos que fornecem proteção contra o vírus influenza se desenvolvem no organismo) e protege por até um ano. Como o vírus da gripe sofre mutações, a vacina contra a doença é atualizada anualmente para oferecer proteção contra os três tipos de vírus da gripe que apresentam maior circulação.

Quem quiser saber mais sobre a gripe e a IDflu pode acessar o portal Sanofi Pasteur (www.vacinaspasteur.com.br), que tem linguagem simples e direta, ilustrações, fotografias, gráficos, notícias, vídeos e até um teste para avaliar de forma lúdica o conhecimento do público em geral sobre a gripe.


FECHAR