Torpedo faz alerta contra a dengue

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/02/2011 às 9:00

O Ministério da Saúde reforçou, a partir da última sexta-feira (4/2), a estratégia de comunicação para o enfrentamento da dengue. A ação consiste no envio de mensagens de texto com orientações para combater a doença. O comunicado será passado para todos os celulares de pessoas residentes em 36 municípios de 11 Estados brasileiros.

Os torpedos serão direcionados aos 24 municípios em situação de risco de surto, apontados pelo alto índice de larvas do Aedes aegypti - 10 destas cidades estão em Pernambuco (o Recife não aparece na lista). As mensagens também serão encaminhadas para as 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010.

No total, a população residente nesses 36 municípios chega a 6,2 milhões de pessoas. Os torpedos serão enviados para usuários de todas as operadoras e terão foco em informações sobre como manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor.

A estratégia já foi adotada anteriormente pelo Ministério da Saúde, em campanhas da dengue e da gripe H1N1. Por ser mensagem de utilidade pública, o ministério tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer o alerta chegar a todos os celulares disponíveis, sem configurar spam.

De acordo com o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em dezembro de 2010, 24 municípios apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados, indicando risco de surto.