Livro ensina receitas de festa para crianças com alergia alimentar

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/11/2010 às 14:00

Crianças com alergia alimentar têm uma série de restrições e, por isso, as mães devem estar atentas e só oferecer preparações específicas, sem o alimento que causa alergia. Mas em dias de festa, essa situação fica ainda mais difícil. Como explicar para uma criança com alergia ao leite, por exemplo, que ela não pode comer brigadeiro ou provar o bolo numa festa de aniversário?

Pensando nisso, o Instituto Girassol, grupo de apoio a pacientes com necessidades nutricionais especiais, lançou o livro Receitas culinárias para crianças com alergia alimentar: festas. O trabalho é resultado do convênio entre o Centro de estudos do Instituto Girassol e o curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Essa é a segunda versão da publicação. Em 2008, o instituto lançou o primeiro volume do Receitas culinárias com preparações para o dia a dia, inclusive para o lanche das crianças. A presidente do Instituto Girassol, a pediatra e nutróloga Roseli Sarni, explica que o sucesso foi imediato, mas as mães sempre quiseram receitas para festas e outras situações especiais.

"Nosso desafio foi criar variações dos pratos tradicionais, mantendo a aparência e o sabor, mas substituindo os ingredientes que causam a alergia e, acima de tudo, em preparações saudáveis e nutritivas", explica Roseli. Todas as receitas informam qual o ingrediente excluído e o valor calórico de cada porção. Além disso, o livro traz informações úteis para antes e durante a festa, dicas e orientações.

Vale informar que uma das alergias alimentares mais comuns é a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que afeta um em cada vinte bebês nascidos. A criança com APLV precisa ser submetida a uma dieta com exclusão total de leite e seus derivados, sob o risco de sofrer problemas graves que vão desde eczema e urticária até refluxo, vômitos, cólicas intensas, prisão de ventre, emagrecimento e chiado no peito, entre outros contratempos.

Os dois livros (Receitas culinárias para crianças com alergia alimentar e Receitas culinárias para crianças com alergia alimentar: festas) estão disponíveis para download gratuito no site do Instituto Girassol: www.girassolinstituto.org.br.

* Quem eu acho que vai gostar desta leitura: pediatras, nutricionistas, professores da educação infantil, pais e mães que têm filhos com alergia alimentar