Um dermatologista sábio e cortês

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/10/2010 às 1:25

Sério como eu gostaria de ter um ritual mais disciplinado com a minha pele. Sei que não vejo os possíveis estragos causados pelo sol agora, embora o prejuízo possa dar as caras com o passar do tempo... Essa ideia parece repetitiva, mas é sempre bom bater nessa tecla, viu?!?

E é justamente isso que faz diariamente o especialista do mês de outubro do Casa Saudável. Além de ser um profissional muito sério e dedicado, Dr. Sérgio Palma é um doce de pessoa. E sempre que ele convida a imprensa para um bate-papo informal e cheio de informações, ele ressalta que o uso diário do protetor solar é o mínimo que a gente pode e deve fazer enquanto as ruguinhas não aparecem.

Sobre isso e várias amenidades (ele até mostrou que é gente como a gente, pois também tem os seus deslizes em relação aos cuidados com a saúde), Dr. Sérgio conversou comigo com exclusividade para o nosso blog. Acompanhem abaixo os destaques do bate-papo que tive com ele.

MEDICINA HUMANIZADA

"Cuidar do outro tem um sentido muito mais amplo do que tratar enfermidades. É uma tarefa essencial para o desenvolvimento saudável de uma sociedade. O papel de cuidar envolve estímulo à autoconfiança e à autoestima e na dermatologia - um lema que contempla uma estreita relação entre emoção e pele."

COMO PACIENTE

"Sendo bem sincero, não sou um bom paciente. Deveria procurar com regularidade um cardiologista, já que sou hipertenso desde a adolescência. Mas faz um bom tempo que não vou ao meu. De qualquer forma, procuro ter uma alimentação saudável, evito bebidas alcoólicas e não fumo. Confesso, contudo, que a correria do dia a dia me faz pular refeições como o almoço, o que não deve acontecer numa rotina alimentar saudável."

ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIO

"Adoro uma boa comida, feita com ingredientes de qualidade e temperos frescos, com uma boa apresentação dos pratos. Mas gosto desde uma comidinha de botequim a pratos de um grande chef de cozinha. Sobre atividade física, admito que esse é o meu grande problema. Gostaria de me exercitar muito mais, pois conheço a importância desse hábito para a qualidade de vida, saúde e longevidade. No momento, pelas intensas responsabilidades médicas e administrativas que me fazem ficar fora de casa em várias situações, opto por estar ao lado das minhas duas filhas e da minha mulher nos horários disponíveis que teria para os exercícios."

DE PERNAS PRO AR

"Adoro cozinhar, sou metido a chef, com especialidade em pães e pizzas. Mas corro da limpeza. Tenho a sorte de a minha mulher adorar essa função. Em nossa casa de Gravatá, o terraço é ponto de encontro para uma boa pizza caseira e boa conversa com filhos, amigos e vizinhos. Cuidar do jardim é outra paixão. Tenho plantações de pés de pimenta, que adoro e afasta mau-olhado. Sempre algum amigo traz uma espécie diferente para eu plantar. E leitura em casa é uma grande diversão. Mostro a minhas filhas que é o alicerce para nossa formação cultural e social. Além disso, viajar com minha família é um dos grandes prazeres da vida. Adoramos conhecer novos lugares, diferentes culturas, pessoas interessantes... Tudo isso nos tira da rotina e alivia o estresse."

MUNDO VIRTUAL

"A medicina evolui rapidamente, e a melhor forma de se manter atualizado com os avanços científicos é estar conectado à internet. Acesso diariamente as maiores revistas indexadas em dermatologia, sites e blogs de conteúdo científico sobre saúde. E confiro também as livrarias online como Pubmed e Medline, que são essenciais para elaboração de aulas e consultorias. Acompanho também jornais e revistas com conteúdo online e procuro atualmente comprar livros que ofereçam uma atualização pela internet. Ah, e vejo e utilizo o Twitter, que é uma ferramenta útil para comunicação ágil. Mas não sou adepto da exposição particular nas redes sociais."

DERMATOLOGISTA

"Atualmente, devido às campanhas de esclarecimento e a maior divulgação da dermatologia como a especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira para cuidar das doenças da pele, cabelos e unhas, a população começa a reconher o especialista que somos na prevenção e tratamento das doenças relacionadas."

CHECK-UP DERMATOLÓGICO

"Na infância, o médico pediatra naturalmente tem maior vínculo com o paciente e deve estar alerta para orientações de hidratação, quando necessário, e fotoproteção a partir dos seis meses de idade. A partir da pré-adolescência, deve-se procurar o dermatologista com maior regularidade, principalmente pelo controle e orientações em relação à acne, tão prevalente nessa faixa etária e na adolescência. Se não existe problema específico da pele, recomendamos que a população em geral marque consultas regulares de duas a três vezes por ano com um dermatologista. E pelo menos uma vez por ano, deve ser realizado um check-up de toda a pele, com o paciente sem roupa para visualização de sinais e manchas, principalmente diagnosticando precocemente sinais displásicos, lesões pré-cancerosas e cancerosas em fase inicial."

PROTETOR SOLAR

"Atualmente, recomendamos protetores solares de amplo espectro com proteção balanceada contra raios UVB e UVA. Os produtos devem ter fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, devem ser industrializados e resistentes à água. Devemos observar também outras medidas fotoprotetoras como o uso de óculos com lentes de proteção UVA e UVB, vestuário apropriado, uso de bonés e chapéus de aba larga, como também evitar os horários de maior pico de radiação UVB. Os protetores devem ser aplicados 30 minutos antes do início da exposição - e se faz necessário colocar uma camada uniforme em toda área exposta. Os filtros devem ser reaplicados após três horas. Se houver sudorese excessiva e imersão prolongada em água, o produto tem que ser reaplicados precocemente."

CONSULTAS

"No dia a dia do consultório, uma queixa comum no grupo jovem é a acne, que leva à baixa autoestima e à dificuldade nos relacionamentos - consequências que afetam negativamente a qualidade de vida. Já grupo adulto, a procura pelo rejuvenescimento e retardo do envelhecimento da pele, cuidados com os cabelos (principalmente em relação à queda dos fios e à calvície), são temas bastante recorrentes."

PAIXÃO POR DERMATO

"Conclui o curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco em 1994 e logo entrei para a residência de clínica médica no Hospital da Restauração, local onde aprendi muito e que me fez despertar o interesse pela pele, com passagens pela unidade de queimados e salas de sutura da emergência. Toda essa vivência me deu base clínica para ingresso na dermatologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco. Essa experiência foi importante para o futuro exercício de uma dermatologia de qualidade. O conhecimento da dermatologia é importante para todos os médicos, já que a pele é um importante canal de comunicação não verbal. Através da pele, muitas doenças se manifestam. É por isso que o equilíbrio da saúde cutânea é essencial para o bem-estar físico e emocional das pessoas."