Estudo que avalia vacina contra dengue é promissor

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2010 às 0:28

SÃO PAULO - Ontem (21/9), na capital paulista, a Sanofi Pasteur (divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis) comunicou a um grupo de jornalistas que já foi dada a largada para o primeiro estudo clínico no Brasil que tem como objetivo avaliar a segurança da vacina canditada para a prevenção de dengue.

O anúncio foi dado por quatro especialistas e chegou em boa hora, já que atualmente não existe tratamento disponível para a doença, que contabiliza 4.436.898 casos notificados no País de 2000 a 2009. Desse número, quase 40 mil apresentaram complicações e cerca de 13,5 mil relataram dengue hemorrágica, que levou a 898 óbitos.

Dentro desse período, o ano de 2008 chamou a atenção dos especialistas, pois foi o momento em que foi registrado o pior cenário da dengue em relação ao total de internações e de óbito. "Outros fatos observados foram a mudança rápida e simultânea no padrão da doença em todo o Brasil e a migação de casos graves para as crianças", disse o médico João Bosco Siqueira Júnior, do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Por falar em infância, vale frisar que a vacina está sendo estudada, aqui no Brasil, na população entre 9 e 16 anos. São crianças e jovens com boa saúde. A investigação está sendo feita na cidade de Vitória (ES), no Núcleo Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (NDI/UFES).

"Já conseguimos recrutar quase 50 participantes, que já tomaram a primeira dose da vacina. Precisamos chegar a 150 pessoas da faixa etária envolvida na pesquisa. Até o fim de outubro, conseguiremos alcançar esse número e levar adiante a investigação", informou o médico Reynaldo Dietze, diretor do NDI/UFES e coordenador do estudo clínico da vacina.

É importante salientar que a Sanofi Pasteur já vem se empenhando há cerca de dez anos para a realização dos estudos clínicos de um produto capaz de prevenir a dengue. A primeira fase da pesquisa, que identificou o nível de segurança da vacina, já foi vencida. Agora, essa segunda etapa da qual o Brasil participa, ao lado de mais outros nove países, tem como meta continuar a avaliação da segurança do produto e analisar se o mesmo tem imunogenicidade para fornecer proteção contra a doença.

"Num próximo momento, devemos continuar o estudo em Goiânia, Natal, Fortaleza e Campo Grande. Desse processo, devem participar um universo maior de voluntários, passando de 1,5 mil pessoas", avisou Reynaldo Dietze.

A fase três do estudo mensura a eficácia da vacina, o que requer milhares de indivíduos participando da investigação. A questão é que, para concluir todas essas etapas com muita segurança, os pesquisadores precisam de tempo. "Nós gostaríamos de ter essa vacina disponível para a população o mais rápido possível, mas isso não acontecerá na velocidade da qual gostaríamos. Acreditamos que somente em 2012 é que ela passará pela análise dos órgãos regulatórios", comentou a diretora de saúde pública da Sanofi Pasteur Brasil, Lúcia Bricks.

O atual estudo clínico em território brasileiro, conduzido na cidade de Vitória (como já mencionei anteriormente), terá duração de 18 meses. "Do total de participantes, 100 receberão as três doses da vacina; os outros 50 receberão placebo", destacou Reynaldo Dietze. No estudo clínico brasileiro, a vacina tetravalente (capaz de desenvolver imunidade contra todos os quatro sorotivos da dengue) da Sanofi Pasteur será administrada em três doses, aplicadas em intervalos consecutivos de seis meses.

Enquanto a vacina não chega, a recomendação é seguir recomendações básicas que mandam pra bem longe o mosquito da dengue, como não deixar água parada (tampar caixa d'água, poços, cacimbas, cisternas e jarras) e não permitir que pneus, sapatos velhos, latas e copos descartáveis acumulem água e se tornem um ambiente ideal para a multiplicação do mosquito.

Você sabia que...

...230 milhões de pessoas são infectadas anualmente pelo mosquito da dengue?

...2 milhões de pessoas (maioria crianças) desenvolvem a febre hemorrágica da dengue?

...2,5 bilhões de pessoas estão sob o risco de infecção em mais de 100 países?

...19 países da América Latina foram classificados como livres da dengue entre 1952 e 1965? Mas o ressurgimento da doença foi registrado primeiramente em 1968 e, em 2007, a enfermidade novamente se instalou em todos os países da região.