Não vamos dar brecha pro câncer de mama

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/08/2010 às 1:00

A minha bisavó materna faleceu aos 49 anos por causa de um câncer de mama. Não cheguei a conhecê-la, mas cresci ouvindo a minha avó falando que a sua mãe havia perdido precocemente uma luta contra esse tumor. Se esse caso fosse nos dias atuais, provavelmente a minha bisavó teria dado a volta por cima, já que essa neoplasia tem cura quando descoberta no início.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil fechará o ano de 2010 com quase 50 mil novos casos de câncer de mama. Essa estatística é apenas um dos motivos que levam a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) a abraçar campanhas anuais focadas em prevenção e diagnóstico precoce. Como acontece anualmente, a entidade repetirá em 2010 o trabalho que faz com muito empenho. Desta vez, a estrela será a atriz e comediante global Heloísa Perissé, que tem como tarefa passar informações educativas sobre o câncer de mama em rede nacional.

Ela repete o que a atriz Giovanna Antonelli fez no ano passado e o que a apresentadora Ana Maria Braga fez em 2008. E o que muitas celebridades também fizeram em anos anteriores. Tudo em nome de uma boa causa: alertar sobre uma neoplasia que tem cura se diagnosticada e tratada oportunamente.

Ainda assim, é triste saber que as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no nosso país, provavelmente porque a doença ainda é descoberta em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%, sendo que para países desenvolvidos essa sobrevida aumenta para 73%. E nos países em desenvolvimento como o nosso, esse índice fica em 57%.

AÇÃO LOCAL

É para mudar esse panorama que a SBM promove com tanta dedicação as campanhas anuais. E o Casa Saudável fica feliz por saber que a Associação Pernambucana dos Amigos do Peito (Apeape), sob o comando do médico Antônio Figueira Filho (um dos maiores especialistas em mastologia e oncoplástica do mundo), trabalha em conjunto com essa entidade nacional.

E seguindo a filosofia do bem, a Apeape realiza ações de prevenção sempre que os recursos permitem. Neste ano, a associação quer despontar novamente com a Campanha de Prevenção de Saúde Mamária, que chegará à 13ª edição em outubro. A mobilização deverá acontecer no Parque da Jaqueira (Zona Norte do Recife), como em 2009. Para o encontro ser pleno, a Apeape está promovendo a iniciativa Seja um amigo do peito, cuja meta é reunir doadores e voluntários que ajudem a realizar a próxima campanha em outubro.

Conversei há pouco com Dr. Antonio Figueira Filho, que está bem otimista com o trabalho. "Quem quiser participar da ação Seja um amigo do peito pode fazer as contribuições através de boleto bancário ou de dinheiro entregue a um mensageiro", avisa o médico. E para mais informações sobre a ação, vale entrar em contato com a Apeape através dos seguintes telefones: 81 3236-3675 ou 81 3184-1450.

SOBRE A APEAPE

Fundada em 1999, a associação é uma entidade sem fins lucrativos que busca diminuir o estigma em torno do câncer de mama e do tratamento dessa doença. A Apeape conta com o suporte médico do Ambulatório de Mastologia da Universidade de Pernambuco (UPE), onde as mulheres são atendidas e encaminhadas para cirurgia ou internação de acordo com o quadro clínico apresentado. São feitos cerca de 45 atendimentos por dia e uma média de 20 cirurgias de segunda a sexta-feira. O ambulatório também acompanha o processo pós-operatório e realiza o controle oncológico, inclusive de pacientes de outros Estados. Clique aqui para saber mais sobre a associação.