Ioga além da prática

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/07/2010 às 14:25

Qualidade de vida, bem-estar físico e mental, saúde e prazer formam o recheio do livro Ioga além da prática: teoria, exercícios e bate-papo com profissionais que utilizam a ioga como fonte de juventude, sexo e emagrecimento (Integrare Editora, 152 páginas, R$ 35), escrito pela jornalista Ruth Barros em parceria com o professor de ioga e outras modalidades Mario Americo, que já estudou no Planet Yoga de Hermosa Beach, na Califórnia.

Ao folhear a publicação, o leitor vai encontrar relato de casos de profissionais e personalidades, como a apresentadora e modelo Fernanda Lima, a atriz Ângela Dip e a nutricionista Neide Rigo, que empregam a ioga como fonte de energia para alcançar aspirações.

A obra, que é dividida em seis capítulos (Cotidiano e os momentos de horror, Ioga na fonte da juventude, Ioga e emagrecimento, Ioga e sexo, Ioga e mudança de atitude, além de Ioga, você e os outros), tem como objetivo introduzir um pouco da teoria da ioga para cada assunto. Com muito detalhe, os autores mostram que, através da prática cotidiana da modalidade, é possível ter maior controle sobre a mente, através da meditação e da concentração.

Uma atitude como essa é de suma importância nos momentos de tensão, estresse e medo. O resultado dos exercícios é fazer com que as pessoas se tornem mais serenas, saudáveis e alinhada com a própria personalidade. Entre os entrevistados da obra, está o médico radiologista do Hospital Albert Einstein Rodrigo Yacubian Fernandes. Ele afirma, inclusive, que sugere a ioga como tratamento de apoio dos pacientes psiquiátricos e oncológicos.

No fim do livro, são apresentados alguns exercícios para os que pretendem iniciar a atividade. Vale lembrar que qualquer exercício deve ser praticado com orientação de um especialista. Em relação à ioga, essa recomendação precisa também ser respeitada.

* Quem eu acho que vai gostar desta leitura: professores de educação física, professores de ioga e pessoas que se interessam em temas ligados à qualidade de vida e a bem-estar