Após eliminações e maus resultados, Sport confirma demissão do técnico Jair Ventura

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 05/04/2021 às 9:01
X

Após a goleada sofrida no último sábado por 4x0 para o Ceará que confirmou a eliminação do Sport na Copa do Nordeste com uma rodada de antecedência, o Leão anunciou na manhã desta segunda-feira (5) a demissão do técnico Jair Ventura. Por meio de uma nota oficial nas redes sociais, o clube rubro-negro não justificou o desligamento e apenas agradeceu os serviços prestados durante o período em que o treinador esteve na Ilha do Retiro. Ventura deixa o comando do Leão com um aproveitamento de 39%. Desde que foi contratado em agosto de 2020, foram 40 jogos, onde obteve 13 vitórias, oito empates e 19 derrotas.

A demissão do técnico acontece depois de pouco mais de um mês desde que assinou a renovação com o Sport. No dia 1º de março, Jair Ventura estendeu o vínculo com o Leão até o fim de 2021. Agora, de acordo com informações do repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal, a multa que será paga ao treinador é equivalente a quatro salários. O substituto, por sua vez, deve ter um perfil mais experiente e que coloque em prática uma postura mais ofensiva, diferente do que era praticado no time de Jair Ventura. O nome de Hélio dos Anjos, atualmente no Náutico, foi totalmente descartado pelo presidente Milton Bivar.

LEIA MAIS:

> Sport e Jair Ventura: vexame e pressão

> Sport contrata mais três jogadores para temporada 2021

Íbis ironiza goleada sofrida pelo Sport na Copa do Nordeste

Após eliminação na Copa do Nordeste, Jair Ventura diz que foco do Sport será o Pernambucano

“Esse resultado não abala o grupo”, diz Thiago Neves após Sport levar 4×0 do Ceará

Contratado no fim de agosto, Jair Ventura chegou ao Sport após um início oscilante no Campeonato Brasileiro com o ex-técnico Daniel Paulista, que deixou o clube na zona de rebaixamento. Sob o comando de Ventura, que assumiu o clube na sexta rodada, o Leão reagiu na competição apresentando uma notória organização defensiva que foi determinante para conseguir resultados importantes e garantir a permanência na elite do futebol nacional em 2021.

Valorizado após comandar a reação do clube na Série A, Jair Ventura teve o contrato renovado até o fim de 2021. Entretanto, a atual temporada começou bastante conturbada devido a impossibilidade de inscrever atletas remanescentes e novos reforços em razão de uma punição da FIFA e da Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD) por uma dívida do atacante André. Com a punição, o Leão demorou à poder contar com força máxima. Ainda assim, contando com todos atletas ou não, o clube rubro-negro apresentou uma recorrente postura defensiva que culminou em derrotas e eliminações. Os dois fatores, portanto, foram determinantes para a saída de Ventura.

Nos nove jogos desta temporada sob o comando do técnico, o Sport venceu duas partidas, perdeu quatro e empatou três. Foi goleado por 4 x 0 em duas oportunidades para Bahia e Ceará. Além disso, foi eliminado de forma precoce na Copa do Nordeste com uma rodada de antecedência e na Copa do Brasil, quando perdeu para a Juazeirense por 3 x 2 em jogo que tinha a vantagem do empate para avançar de fase. Ou seja, agora só tem o Campeonato Pernambucano por disputar enquanto não começa o Campeonato Brasileiro.

DESPEDIDA

Com a demissão confirmada, o técnico Jair Ventura se pronunciou por meio das redes sociais pessoais. No texto, ele agradeceu pelo período de pouco mais de sete meses que esteve à frente do clube, citando os atletas, funcionários e dirigentes do Leão. Além disso, lembrou das dificuldades enfrentadas desde sua chegada, inclusive, sem a presença do torcedor na Ilha do Retiro. Por fim, destacou o sentimento de dever cumprido após garantir o Sport na Série A em 2021.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor