Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brocador passa por cirurgia e volta aos gramados só daqui a três meses

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 12/11/2019 às 17:44
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O centroavante Hernane foi operado com sucesso, na tarde desta terça-feira (12), no Hospital de Ortopedia. Brocador passou por uma cirurgia após sofrer uma fratura com afundamento do osso zigomático (malar) direito após trauma de face na partida contra o Criciúma, no último sábado (9), na Ilha do Retiro. De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Laureano Filho, que operou Hernane, a estimativa é que ele só seja liberado para disputar uma partida no final de janeiro, início de fevereiro.

"A cirurgia do atacante Hernane Brocador, do Sport, foi realizada com sucesso. Foi feita a redução do osso zigomático e do arco zigomático, que faz a maçã do rosto. Ele tinha um afundamento na região lateral da face e a gente através de instrumentos por dentro da boca fez a redução desse osso", explicou Dr. Laureano Filho. "É importante que a partir de agora ele tenha repouso. A gente recomenda um repouso de 15 dias, sem nenhum tipo de atividade física. A partir daí, ele deve fazer atividades físicas de manutenção, sem contato e sem bola. Vamos reavaliar isso com exames de imagens, radiografias e tomografias, para ver como está a consolidação dessa fratura óssea", concluiu.

O especialista bucomaxilofacial estimou o retorno de Brocador aos gramados em cerca de três meses. "Existe a possibilidade bem razoável que ele volte no início da próxima temporada... Acredito que na Copa do Nordeste, que acontece no final de janeiro. Isso só será confirmado após as avaliações que serão feitas", contou Dr. Laureano, colocando a alternativa de ele utilizar uma máscara para voltar aos treinos com bola um pouco antes. "Existe a possibilidade bem razoável também de a gente iniciar o processo de contato com bola através de uma máscara de proteção específica de fratura. Vamos acompanhar ele semanalmente, depois vamos aumentando o espaço de acompanhamento, até que ele tenha a alta e volte a sua rotina de futebol como atividade física normal", explicou.

Ainda segundo o cirurgião, não foi necessário colocar placas e parafusos para consolidar a fratura na face de Hernane. "A região dessa cirurgia é uma região que a gente faz apenas a redução. Caso a opção fosse de colocar placa nessa região seria necessário um acesso muito grande e, pelo deslocamento ósseo, que foi pequeno, não justificaria a cirurgia. Óbvio que quando se coloca a placa, a gente garante mais o pós-operatório. Ficaria mais rígida essa região posteriormente. Foram dois locais que fraturaram... Eu fiz a opção de redução porque é uma incisão menor e a gente vai ter um tempo suficiente para recuperação do atleta. A proteção também vai ajudar e não foi colocado nem placa nem parafuso", finalizou.

LEIA MAIS

> Vice-presidente do Sport desiste de renunciar ao cargo

> Veja onde acompanhar Botafogo-SP x Sport nesta quarta-feira

> Nelo Campos explica motivo da saída de Bruno Peres do Sport

FUTURO

Hernane é o artilheiro do Sport na temporada, com 23 gols marcados (14 na Série B e nove no Pernambucano) e tem vínculo com o Leão até dezembro. Porém, no contrato do centroavante, existem cláusulas de renovação automática caso ele atingisse algumas metas, que nunca foram reveladas quais - pelo que foi apurado seriam com relação a número de jogos e gols marcados.

Como o camisa 9 teve uma excelente performance em 2019, a tendência é que ele continue na Ilha do Retiro na próxima temporada e renove com o Sport para 2020.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias