Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Opinião: pesquisa revela grandeza dos clubes

Carlyle Paes Barreto
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 18/09/2019 às 11:05
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Independentemente de toda polêmica que envolve pesquisas quantitativas, o estudo da Datafolha sobre as maiores torcidas de futebol no Brasil mostra a grandeza dos clubes. E o potencial pouco aproveitado pela maior parte.

Líder, o Flamengo só agora parece que está aproveitando sua massificação. Mesmo assim, ainda bem abaixo da força que tem em todas regiões. Incluindo o Nordeste. Assim como o vice-líder Corinthians, ainda restrito a seu estado.

E até por aqui, com escala nacional mínima, mas com grandeza local, os clubes não conseguem transformar a paixão de seus torcedores em fidelização. São milhões de fãs. Muitos deles admitindo fanatismo. Mas poucos milhares realmente consumindo. É essa lacuna que deveria ser aproveitada, o pós-pesquisa. Mas geralmente não é.

Mesmo que Sport e Santa Cruz, por exemplo, apareçam com números parecidos, nacionalmente, ou com o Leão tendo o dobro do rival na análise regional. Mas ambos com forte presença local. Embora com a margem de erro abrindo espaço para mudanças de patamares ou troca de posições, mas mostrando que o número de torcedor é enorme. Falta buscá-lo, cativá-lo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias