Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz e Náutico sonham com as cotas da Copa do Brasil

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 19/02/2019 às 9:27
Primeiro Clássico das Emoções de 2019 acabou empatado. Foto: Bobby Fabisaki/JC Imagem
Primeiro Clássico das Emoções de 2019 acabou empatado. Foto: Bobby Fabisaki/JC Imagem

O Clássico das Emoções desta quarta-feira, no estádio do Arruda, pela Copa do Brasil, vale um passo enorme para a estabilidade financeira de Santa Cruz ou Náutico para o restante da temporada. Em jogo, a cota de R$ 1,4 milhão para quem avançar à terceira fase. No ano passado, o Timbu chegou até a quarta etapa do torneio nacional e sentiu esse gosto, embolsando R$ 4 milhões. Já a Cobra Coral parou na primeira fase e teve mais problemas financeiros. Tricolores e alvirrubros já ficaram frente a frente nesta temporada – empataram por 2x2, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.

Com apenas uma derrota no ano, para o Bahia (Nordestão), a Cobra Coral tem chamado atenção sob o comando do técnico Leston Júnior. O principal destaque é o sistema defensivo e o estilo de jogo compactado. O principal destaque nesse início tem sido o atacante Elias, com quatro gols marcados.

LEIA MAIS

“Ainda é dúvida”, afirma médico do Santa Cruz sobre Ricardo Ernesto

Wallace Pernambucano treina normalmente no Náutico

Volante do Náutico promete melhoria defensiva a cada dia

>  Zagueiro da base recebe elogio do técnico do Santa Cruz

Oriundo da base, o camisa onze do Santa Cruz é o principal desfalque para o clássico decisivo. Ele foi expulso na estreia contra o Sinop e cumpre suspensão. Por outro lado, o atacante Pipico, referência no pelotão de frente, volta a ficar à disposição depois de cumprir no Pernambucano.

Nesse início de temporada, Leston Júnior optou por repetir o máximo possível a escalação, para a equipe ganhar entrosamento. Na pré-temporada, priorizou os treinamentos. Nos últimos dias, ele frisou que essa posição foi importante porque o tricolor não tem tido tempo para treinar. E sim, apenas recuperar os atletas. Dessa maneira, as alterações estão sendo feitas na base da conversa.

A principal carência coral nesse começo de ano é o setor de armação no meio-campo. Com apenas duas opções para a criação das jogadas – Allan Dias (titular) e Luiz Felipe (reserva) –, o jogo do Santa Cruz tem sido construído nas laterais, com Bruno Ré na esquerda e Marcos Martins na direita. Esse último sendo destaque pelos bons passes e cruzamentos. Inclusive, participou de várias jogadas dos 17 gols marcados até o momento.

NÁUTICO

Já no Timbu, com média de dois gols por jogo, o ataque é a grande esperança do torcedor alvirrubro para avançar de fase na Copa do Brasil. Foram 20 gols marcados em dez partidas. E essa esperança passa diretamente pelo centroavante Wallace Pernambucano. Artilheiro da equipe com seis gols e três assistências na temporada, o jogador tem comandado o sistema ofensivo alvirrubro.

A importância de Wallace Pernambucano para o Náutico pode ser evidenciada pela diferença de gols dele para os vice-artilheiros do time. Com dois gols marcados, o atacante Robinho e o lateral direito André Krobel dividem o posto. No total, 11 jogadores diferentes marcaram gols pelo Timbu.

Em contrapartida aos números do ataque alvirrubro, o sistema defensivo do Náutico não tem dado confiança aos torcedores. Em dez partidas na temporada, o Timbu sofreu 14 gols. Além disso, o técnico Márcio Goiano já testou todos os quatro zagueiros do elenco – Camutanga, Suéliton, Diego Silva e Rafael Ribeiro –, para formação da dupla titular e nenhum deles conseguiu convencer.

A oscilação da defesa alvirrubra reflete na campanha do time no ano. Foram quatro vitórias, três empates e três derrotas. Apesar disso, o Timbu não perde há seis jogos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias