Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Copa do Mundo na Rússia: os perfis dos favoritos ao título

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 13/06/2018 às 9:16
Próxima edição da Copa do Mundo vai acontecer no Catar. Foto: Fifa
Próxima edição da Copa do Mundo vai acontecer no Catar. Foto: Fifa

AFP

A apenas um dia da abertura da Copa do Mundo da Rússia-2018, Brasil, Alemanha, Espanha, França e Argentina apostam em diferentes características para justificarem o status de favoritas no Mundial. Confira o perfil de cada uma dessas seleções candidatas ao título. Algum palpite para quem vai levantar a taça no dia 15 de julho?

LEIA MAIS:

Alisson desconversa sobre transferência e garante foco na Seleção Brasileira

Argentino apita abertura da Copa, brasileiro é quarto árbitro

Algumas curiosidades sobre os jogadores do Mundial Rússia-2018

Alemanha quer bicampeonato

alemanha Alemanha conquistou o tetra em 2014, no Brasil. Foto: AFP.

A atual campeã Alemanha tem muitos argumentos para defender o troféu e levantar o bicampeonato consecutivo. O técnico Joachim Low se deu ao luxo de deixar Mario Gotze, autor do gol da vitória na última final, e o jovem Leroy Sané, um dos principais jogadores da temporada do Manchester City, de fora da lista de convocados.

No grupo F ao lado de México, Suécia e Coreia do Sul, os alemães vão para a competição com boa parte do time que venceu o tetracampeonato e entrou para a história ao golear o Brasil por 7 a 1 na semifinal, em 2014.

O grupo de 23 jogadores mescla atletas experientes com uma nova geração de jogadores, como Joshua Kimmich, Julian Draxler e Timo Werner, também exitosos no título da Copa das Confederações em 2017. A Alemanha levou o troféu com um time "B".

A principal dúvida é a forma física do capitão e goleiro Manuel Neuer, que ficou de fora dos gramados por oito meses mas participou dos últimos amistosos da Mannschaft sem maiores limitações.

Brasil sonha com o hexa

Liderada por Neymar, plenamente recuperado de lesão que o tirou dos gramados por três meses, o Brasil quer fechar de vez a ferida do traumático 7 a 1 e conquistar o sexto título mundial.

Desde que Tite assumiu o comando da equipe, o Brasil recuperou a boa forma de jogar e se tornou um time confiável. A "Neymar-dependência" já não é tão nítida como outrora, mas o craque do Paris Saint-Germain continua sendo o personagem fundamental para elevar o nível da seleção a outro patamar.

A equipe vem de boas vitórias sobre Croácia e Áustria, nos últimos amistosos antes da bola rolar no mundial, e mostrou segurança defensiva e boas alternativas para criar chances no ataque.

Marcelo, Philippe Coutinho, Wilian, Douglas Costa e Gabriel Jesus auxiliam Neymar a quebrar retrancas e diluem a responsabilidade de marcar gols.

Argentina conta com Messi

Messi, Argentina Messi, principal estrela da Argentina, terá a oportunidade de conquistar uma Copa do Mundo pela seleção de seu país. Foto: AFP

Se não fosse por Lionel Messi, a Argentina talvez nem estivesse disputando a Copa do Mundo. O craque e capitão salvou a equipe no último jogo das eliminatórias e é a esperança da bicampeã para voltar a levantar o troféu.

Mas a geração do craque do Barcelona é assombrada pela falta de títulos, principalmente pelos vice-campeonatos recentes (Copa do Mundo-2014 e Copas América 2007, 2015 e 2016).

A necessidade de levantar um caneco com a seleção é nítida para começarem a colocá-lo no mesmo patamar de Diego Maradona, responsável pelo bi mundial em 1986.

Espanha recupera autoestima

Espanha se classificou em grupo que tinha a Itália. Foto: AFP

Depois da geração de ouro conquistar o bi da Eurocopa (2008 e 2012) e a primeira Copa do Mundo (2010) da história do país, a Espanha fracassou nas grandes competições seguintes. Mas sob comando de Julen Lotepegui, a equipe recuperou o bom futebol e a autoestima.

Misturando craques campeões, como Iniesta, Sergio Ramos e Piquet, com jovens talentos como Isco, Rodrigo e Asensio, a Espanha passeou nas eliminatórias europeias e espera repetir o sucesso da Copa da África do Sul.

A missão da "Fúria" é conseguir encontrar um equilíbrio do jogo de posse de bola com o ímpeto ofensivo do brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa.

Juventude e talento francês

mbappé, zidane, frança Mbappé é uma das revelações da atual geração francesa. Foto: AFP

Vice-campeã da última Eurocopa-2016, a França aposta na juventude e no talento de Paul Pogba, Ousmane Dembélé, Kylian Mbappé e Antoine Griezmann para buscar o bicampeonato mundial.

O técnico Didier Deschamps segue defendendo a concentração do futebol coletivo, o que permitiu levantar o título em casa em 1998. Mas é justamente a irregularidade do jogo em equipe francês que coloca o favoritismo do país em dúvida, apesar de ter grandes nomes em todas as posições.

A lista de convocados é promissora. Impressiona também o nível dos jogadores que ficaram de fora, como Lacazette, Benzema, Rabiot, Martial e Payet.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias