publicidade
12/06/18
CBF divulgou um tutorial para ensinar as posições em Russo. Foto: Divulgação/CBF
CBF divulgou um tutorial para ensinar as posições em Russo. Foto: Divulgação/CBF

Professor Pistola: CBF promove aula de russo com o Canarinho

12 / jun
Publicado por Tiago Morais em Notícias às 16:30

Para que os torcedores brasileiros que vão à Copa da Rússia não se embaracem mais ainda no idioma da terra da vokca, a CBF resolveu ajudar e já que o Canarinho Pistola não vai poder participar da Copa em eventos FIFA, vai ficar circulando nos locais onde a Seleção jogar. Para início, o professor pistola ensinou seis palavras chaves para quem quer pelo menos falar quais as posições do time comandado por Tite, isso claro no idioma local da terra da Copa 2018.

A palavra com mais letras é aquela que os brasileiros adoram encurtar, “tsentral’nyy poluzashchitnik“, quer dizer meio-campo, repetidas vezes chamados de meias. Em vez de usar o alfabeto cirílico, o canário preferiu ensinar as pronúncias das palavras em português. Goleiro é “vratar”, e zagueiro se diz “zashchitnik”. Para o técnico Tite é só dizer que é fã do Trener

Se achar complicado, é só tentar gastar um tempinho no portal, Rússia Beyond que tem umas dicas legais para quem não quer passar vergonha falando dos caras dentro do gramado.

Confira algumas palavras do futebol em russo

Bola – Miátch

Árbitro – árbitr ou Sudiá

Torcedores – Bolênlshik ou fanat

Partida – Match (igual ao inglês)

Gol – não tem mudança no som, mas se escreve de um jeito diferente – ‘гол’ / Aquele gol no finalzinho, que nós brasileiros chamados de no apagar das luzes é gol v razdevalku‘.

Goleada – Sukhar

Falha do goleiro, o famoso “frango – Bábotchka

Cartão amarelo – que pode ser traduzido no literal como Bandagem Mostarda – ‘gortchitchnik

Se chegar no jogo atrasado e ao seu lado só tiver russos, deve se perguntar – Kakôi schiôt?, se a partida tiver sido encerrada, é Kto vígral?



FECHAR