Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Guerrero apela ao Tribunal Federal suíço contra punição do CAS

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/05/2018 às 17:35
Atacante ainda não pode assinar com o time gaúcho: precisa esperar o final do contrato com o Flamengo. Foto: Gilvan de Souza/Divulgação
Atacante ainda não pode assinar com o time gaúcho: precisa esperar o final do contrato com o Flamengo. Foto: Gilvan de Souza/Divulgação

Da AFP - O atacante peruano do Flamengo Paolo Guerrero recorreu nesta sexta-feira ao Tribunal Federal da Suíça para tentar reverter a punição imposta pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), que o impede de disputar a Copa do Mundo da Rússia, informou a Federação Peruana (FPF).

O pedido é a última opção legal de Guerrero, que recebeu o respaldo solidário da FPF através de uma declaração juramentada entregue ao tribunal suíço como parte do processo de apelação.

LEIA MAIS:

CBF envia lista final à FIFA e Dudu está liberado para enfrentar o Sport

FIFA lança música oficial da Copa do Mundo na Rússia; ouça

Lyon vence Wolfsburg e conquista penta da Liga dos Campeões feminina

"Seguimos na Suíça, onde devemos estar como instituição reitora do futebol no Peru e pela declaração juramentada que assinei, fazendo isso com a convicção de ver Paolo no mundial para refletir o sentimento da FPF e de todo o país", declarou o presidente da federação, Edwin Oviedo, em comunicado divulgado em Lima.

Guerrero, maior ídolo da seleção peruana, não poderá participar da Copa do Mundo da Rússia (14 de julho-15 de julho), após ter tido a suspensão por doping ampliada pelo CAS de seis para 14 meses. A nova punição impede o atacante de jogar até janeiro de 2019.

Na sentença, o CAS considerou que Guerrero "não tentou melhorar seu rendimento ingerindo uma substância proibida", mas o responsabilizou por "erro ou negligência". O jogador alega ter bebido um chá contaminado durante a concentração da seleção peruana.

O capitão do Peru deu "positivo" pelo metabólito da cocaína benzoilecgonina, substância incluída na lista de proibições da Agência Mundial Antidoping (Wada), após teste realizado em 5 de outubro ao final da partida contra a Argentina, válida pelas eliminatórias para a Copa.

O jogador de 34 anos tinha sido suspenso inicialmente por um ano, mas a Fifa anunciou no final de dezembro a redução da pena para seis meses. Tanto o jogador, que pedia a anulação da suspensão, quanto a Wada apelaram da decisão em fevereiro. A Wada pediu uma suspensão entre um e dois anos para o jogador.

A punição de seis meses terminou no dia 3 de maio. Guerrero entrou em campo com a camisa do Flamengo três dias depois, apesar de estar esperando a decisão do CAS para saber se poderia ou não estar na Copa do Mundo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias