Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estudo aponta Brasil como favorito ao título na Copa do Mundo

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 17/05/2018 às 15:30
Foto: Lucas Figueredo/CBF
Foto: Lucas Figueredo/CBF

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV EMAp) divulgou um estudo que aponta o Brasil como a seleção favorita ao título da Copa do Mundo de 2018, que será sediada na Rússia. A pesquisa, que teve mais de um milhão de simulações, foi feita com base nos gols marcados e sofridos em cada jogo das 207 seleções filiadas à Federação Internacional de Futebol (Fifa), nos últimos quatro anos. A análise também mostra que a equipe Canarinho tem grandes chances de sair invicta e sem tomar gols na primeira fase do torneio.

LEIA MAIS:

Confira a lista de convocados para a Copa do Mundo na Rússia

Baixas por lesões na Copa do Mundo são mais comuns do que se imagina

[Vídeo] Inglaterra inova em convocação para a Copa do Mundo da Rússia

Em números, a vantagem do grupo comandado pelo técnico Tite representa 21% em relação às demais equipes, como explica o professor Moacyr Alvim, responsável por coordenar a pesquisa. "Neste ano, a seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo de 2018. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e os a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Os números mostram que será um torneio muito equilibrado", disse.

Mesmo com a vantagem, o Brasil poderia ter números melhores, e o professor Moacyr fez um alerta. "Vale ressaltar que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganharmos o torneio".

Primeira fase

Em relação aos primeiros compromissos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, o Brasil leva vantagem conforme o estudo. "É muito mais provável que o Brasil vença o seu primeiro jogo contra Suíça, mas pode ocorrer, com probabilidade baixa, a vitória da equipe europeia. Não é possível inserir na modelagem o imponderável e as surpresas do futebol", completou.

É possível que o Brasil vença o primeiro adversário desta fase, a Suíça, por 1x0. As partidas com a Costa Rica e com a Sérvia têm maior probabilidade de terminarem com o mesmo placar: 2x0, com vantagem brasileira.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias