Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Confira o raio-x da convocação de Tite para a Copa do Mundo

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 14/05/2018 às 17:28
 Foto: AFP
Foto: AFP

Por Karoline Albuquerque e Thiago Vieira - O técnico Tite divulgou nesta tarde de segunda-feira (14) a lista de quem vai em busca do hexacampeonato mundial. Com a convocação dos jogadores que irão à Rússia defender o Brasil na Copa do Mundo de 2018, alguns dados dos atletas chamam atenção. Média de idade, títulos pela seleção, times que defendem, sejam brasileiros ou estrangeiros são algumas das curiosidades abaixo.

LEIA MAIS:

Confira a lista de convocados para a Copa do Mundo na Rússia

“Consistência de carreira” foi fundamental para convocação, diz Tite

Rádio Jornal repercute convocação da Seleção em grande evento

Sem Daniel Alves, Tite revela que Danilo larga na frente em disputa pela lateral-direita

Tite destaca experiência dos remanescentes de 2014

Jogadores comemoram convocação para Copa do Mundo nas redes sociais

O que é que há, velhinho?

A média de idade do time de 2018 é de 28,1 anos, apenas 0,1 mais nova que a da Copa de 2014. Entre os 23 convocados por Tite, nove jogadores têm 30 anos ou mais, o que representa 39% da seleção. No último título conquistado pelo Brasil, os atletas tinham, em média, 26,8 anos, mas a idade mais alta brasileira a levantar o troféu foi de 27,3 anos, no Mundial de 1962.

Este ano, o caçula é o atacante Gabriel Jesus, com 21 anos, mais velho do que os caçulas das edições vencidas pela seleção. Em 1958, Pelé tinha 17 anos, mesma idade de Ronaldo em 1994. Mas este segundo faz aniversário um mês antes do Rei. Em 1962 e 1970, o atacante Coutinho e o lateral-esquerdo Marco Antônio tinham 19 anos, respectivamente. Já o mais novo do grupo de 2002 era o meia Kaká, então com 20 anos.

Oxe, mano, tchê

A lista deste ano traz apenas um jogador nordestino. O atacante Roberto Firmino, natural de Maceió, capital alagoana. O estado com mais jogadores nascidos é São Paulo, com nove atletas, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, ambos com quatro filhos. Dois mineiros, dois paranaenses e um catarinense completam a convocação.

roberto firmino O alagoano Roberto Firmino é o único representando do Nordeste. Foto: AFP

É campeão!

Dezesseis atletas têm conquistas com a seleção brasileira, mas apenas seis estiveram presentes em títulos com a equipe principal: os laterais-esquerdos Marcelo e Filipe Luís, os zagueiros Thiago Silva e Miranda, o volante Paulinho e o atacante Neymar venceram Copas das Confederações com o time, cinco deles em 2013 e apenas Miranda em 2009.

Cássio, Danilo, Fagner, Marquinhos, Casemiro, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus venceram competições de base. Além disso, quatro jogadores estavam na inédita e mais recente conquista: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Marquinhos, Renato Augusto, Neymar e Gabriel Jesus levaram a medalha de ouro na competição.

Gringos

A seleção brasileira só passou a ter jogadores atuando em equipes estrangeiras em 1982. De lá para cá, a quantidade de atletas em solo gringo aumentou bastante, tanto que a partir de 1990 quem estava pelo mundo superou em quantidade quem jogava no Brasil, com número igual em 1994 e apenas os de times brasileiros novamente na frente em 2002.

Para a Copa da Rússia, Tite convocou atletas de apenas duas equipes nacionais. Cássio e Fagner defendem o Corinthians, enquanto Pedro Geromel representa o Grêmio. Esse é o menor número de times brasileiros desde 2006, quando o então técnico Parreira convocou dois são-paulinos (o goleiro Rogério Ceni e o meio-campista Mineiro) e um corintiano (o meio-campista Ricardinho).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias