Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Baixas por lesões na Copa do Mundo são mais comuns do que se imagina

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 11/05/2018 às 13:22
Foto: AFP
Foto: AFP

O lateral-direito do Paris Saint-Germain, Daniel Alves não vai poder se juntar à delegação da Seleção Brasileira devido a uma lesão no joelho, que vai exigir um tempo de recuperação do jogador coincidindo com as datas dos preparativos para o Mundial. No dia 21 de maio os jogadores convocados se apresentarão na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. No dia 27, a delegação viaja para Londres e dá início aos trabalhos para os amistosos que ocorrem nos dias 3, 10 e 11 de junho.

Daniel Alves não vai jogar a Copa do Mundo na Rússia

O lateral, ainda que tivesse condições que retornar aos gramados antes da data de estreia do Brasil, no dia 17 de junho diante da Suíça, em Rostov-on-Don, ficaria sem poder disputar os amistosos devido ao tratamento. A Seleção se apresenta no dia 21 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, e joga nos dias 3 e 10 do mês seguinte. A recomendação do médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, é que Dani repouse totalmente por pelo menos três semanas.

Dani Alves sofreu uma entorse no ligamento cruzado anterior no joelho direito, na final da Copa da França, com a vitória de 2x0 do Paris Saint Germain sobre o Les Herbiers. O prazo estabelecido para a recuperação do lateral era arriscado e se ele fosse convocado, não poderia disputar os amistosos que antecedem o início da maratona no Mundial. É necessário mais tempo para que ele possa voltar aos gramados, um pouco antes do início da Copa do Mundo. O Brasil vai estrear na competição no dia 17 de junho.

LEIA MAIS:

Tite tem o segundo maior salário entre os técnicos que estarão na Copa do Mundo

Daniel Alves deve se recuperar antes da Copa do Mundo

Campeões mundiais promovem ação para a Copa do Mundo da Rússia

Exame preliminar aponta lesão no joelho e Daniel Alves pode ficar fora da Copa da Rússia

Daniel Alves estreia como goleiro em noite de vitória do PSG sem Neymar

Baixas na Copa do Mundo

Não é de hoje que o Brasil passa maus bocados às vésperas do maior torneio esportivo do mundo. O corte de Daniel Alves dias antes da estreia no Mundial da Rússia amplia uma relação que começou em 1962, no Chile, quando nem mesmo Pelé escapou de contusões. O histórico de baixas às vésperas da Copa e durante o torneio é recorrente, e desde a edição da Copa do Mundo no Chile, que em apenas três mundiais o Brasil não precisou se preocupar com desfalques no elenco.

1962: Pelé (Chile)

Nem mesmo a sobrenaturalidade do maior jogador de todos os tempos escapou do fantasma da lesão. Em 1962, no Chile, Pelé acompanhou o segundo título da futura seleção Pentacampeã de fora das quatro linhas. No segundo jogo que o Brasil realizou na edição do Mundial daquele ano, enfrentando a Tchecoslováquia, o Rei sofreu uma lesão muscular que acabou tirando-o de toda a Copa de 1962. Pelé foi substituído por Amarildo que se juntou a Garrincha e fez história na Seleção Brasileira a partir de então. A dupla foi fundamental para que a Canarinho pudesse sagrar-se bicampeã mundial.

1966: Pelé (Inglaterra e Reino Unido)

Novamente o Rei foi alvo de lesão, quatro anos após a conquista do Bicampeonato. Dessa vez, Pelé se machucou na Inglaterra. O incidente aconteceu após uma jogada de forte marcação, colocada por muitos como dura e desleal pelos seus adversários. O zagueiro Morais da seleção de Portugal, foi o responsável por parar Pelé e deixar o craque chorando de dor nos gramados do Goodison Park, em Liverpool. A lesão que tirou o ídolo do campo foi no joelho direito. A Seleção teve um final trágico na edição da Copa do Mundo de 1966. Além da contusão do melhor jogador da história, o Brasil ainda sofreu a eliminação ainda na fase de grupos (única vez em que a Canarinho se despediu do torneio nesta fase), justamente no duelo contra Portugal.

1970: Rogério (México)

O ponta do Botafogo-RJ Rogério, ficou conhecido como o 23º jogador da Copa de 70. Ele foi cortado antes do prazo final para as inscrições do plantel canarinho para o Mundial daquele ano, no México. Com a contusão, Rogério foi cortado do time comandado por Zagallo, que convocou Emerson Leão no seu lugar. Mesmo sem poder atuar dentro das quatro linhas, Rogério ficou com a delegação no México.

1974: Clodoaldo e Wendell (Alemanha Ocidental)

Alvo de uma distensão muscular, Clodoaldo, volante do Santos, não disputou a Copa do Mundo na Alemanha. Ele foi para o torneio já machucado, mas não se recuperou a tempo de poder defender as cores da seleção. Também lesionado, o goleiro Wendell deixou o grupo daquele ano. O técnico Zagallo optou por relacionar o goleiro Waldir Peres e Mirandinha, ambos do São Paulo. Para substituir Clodoaldo dentro de campo, Piazza, que seria quarto zagueiro, assumiu o papel de volante.

1978: Zé Maria e Nunes (Argentina)

Antes da viagem para a Argentina, o lateral Zé Maria (com Nelinho assumindo a vaga, e aproveitando a oportunidade que teve diante da Itália na decisão do 3º lugar, marcando um gol) e o atacante Nunes (dando espaço para Roberto Dinamite, que balançou as redes contra a Áustria e contra a Polônia, duas vezes) foram mais dois desfalques na história da seleção às vésperas da Copa do Mundo. Ambos foram cortados do grupo dias antes da inscrição para a Fifa.

1982: Careca (Espanha)

Na Espanha, foi a vez de Careca sofrer uma lesão. O jogador seria o titular do time, mas foi cortado antes do torneio devido a um estiramento na coxa esquerda. Ele se machucou durante um treino em Sevilha, quatro dias antes da estreia da Seleção no Mundial. Sergio Chulapa foi o substituto do atleta, mas a vaga de Careca deu espaço para a convocação de Roberto Dinamite (que pela segunda vez consecutiva participou do torneio devido às baixas por contusões de seus colegas) na equipe de Telê Santana.

1986: Mozer, Cerezo e Leandro (México)

Na edição da Copa do Mundo no México, um volante, um lateral e um zagueiro foram cortados da delegação devido à contusões antes do torneio. Mozer, zagueiro do Flamengo, deixou a seleção para dar lugar a Mauro Galvão, zagueiro do Internacional. Já o volante da Roma Toninho Cerezo não pôde ser relacionado pelo técnico Telê devido a uma distensão muscular na coxa. O meia do Grêmio Valdo ocupou a vaga de Cerezo sem nunca ter jogado pela Seleção Brasileira antes. Por fim, o lateral do Flamengo Leandro deu vaga ao lateral do Botafogo-RJ Josimar.

1990: Romário (Itália)

Apesar de ter sido relacionado na equipe de Sebastião Lazaroni, a participação de Romário só foi anunciada depois de muito suspense. Na época, o atleta estava em recuperação de uma fratura que havia sofrido quando atuava no PSV da Holanda. Mesmo com a confirmação de que iria para a Itália, o atacante conseguiu trabalhar em apenas uma partida, diante da Escócia, dando vaga a Muller no segundo tempo daquele jogo.

1994: Mozer e Ricardo Gomes (EUA)

Novamente o zagueiro Mozer ficou de fora do torneio mundial, dessa vez na edição da competição de 1994. Na época, o defensor estava atuando no Benfica e foi substituído pelo zagueiro Márcio Santos, que defendia o Bordeaux. Outro jogador do sistema defensivo na equipe ficou de fora, para dar dor de cabeça ao técnico Carlos Alberto Parreira. Ricardo Gomes, do Paris Saint-Germain, ainda disputou os amistosos preparatórios, contra o Canadá, Honduras e El Salvador, mas se machucou e deu lugar a Ronaldão, na época zagueiro do Shimizu.

1998: Romário, Flávio Conceição e Márcio Santos (França)

O atacante do Flamengo, Romário foi o maior desfalque da edição da Copa do Mundo, há 20 anos atrás, por conta de uma lesão na panturrilha direita. No lugar dele, o volante Émerson do Bayer Leverkusen foi escalado. Além de Romário, o zagueiro do São Paulo Márcio Santos desfalcou a equipe Canarinho, dando vaga a André Cruz, na época, zagueiro do Milan. Por fim, Flávio Conceição, o volante do La Coruña desfalcou o grupo que jogaria na França, dando lugar a Zé Carlos, lateral do São Paulo.

2002: Émerson (Japão e Coreia do Sul)

Émerson saiu de substituto a contundido entre as copas de 1998 e 2002. Na edição do torneio sediada na Ásia foi a vez do volante da Roma, ser cortado da lista da seleção que viajaria para defender as cores do Brasil. O capitão da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari se machucou em um treino recreativo às vésperas da Copa do Mundo e deslocou a clavícula ao brincar de goleiro, em Ulsan, na Coreia do Sul. A brincadeira comprometeu a participação de Émerson, que precisava de quatro semanas para se recuperar, na conquista do Pentacampeonato. O atleta deu lugar para Ricardinho, meia do Corinthians. Já para Cafu sobrou a responsabilidade de usar a braçadeira de capitão e, consequentemente, levantar a Taça Fifa.

2006: Edimílson (Alemanha)

O volante do Barcelona, Edimílson ficou de fora do torneio disputado na Alemanha e deu lugar a Mineiro, volante do São Paulo. Ele foi cortado da equipe de Parreira e Zagallo 13 dias antes da estreia da Seleção no torneio daquele ano, devido a uma ruptura na parte lateral do menisco do joelho direito. Nos Mundiais seguintes, em 2010 na África do Sul e em 2014, no Brasil, a Seleção não sofreu nenhuma baixa por lesões, antes ou durante a competição.

LEIA MAIS:

Em jogo do Manchester City, Gabriel Jesus se lesiona e sai do campo chorando

Gravidade da lesão de Gabriel Jesus deve ser conhecida até terça-feira

“Volto o mais rápido possível”, diz Gabriel Jesus após lesão

Lesões como a de Gabriel Jesus custaram £48,4 milhões a clubes da Premier League

Previsão de retorno de Gabriel Jesus mantida em até seis semanas

Sustos em 2018

Gabriel Jesus

gabriel jesus Jogador machucou ligamento medial colateral do joelho esquerdo. Foto: AFP

O ano de 2017 nem tinha terminado, mas uma contusão preocupou a Seleção Brasileira para o torneio da Copa do Mundo na Rússia. A revelação brasileira do Manchester City, Gabriel Jesus, se machucou em uma partida contra o Crystal Palace, pela Premier League. Jesus se lesionou sozinho aos dez minutos de jogo. Ele ainda tentou voltar e ficou mais onze minutos no gramado, mas não conseguiu resistir e pediu para sair.

O garoto com 20 anos machucou o ligamento colateral medial do joelho esquerdo e saiu chorando dos gramados. Ele só voltou a jogar quase dois meses depois da lesão, no dia 25 de fevereiro, no jogo entre o clube celeste e o Arsenal, pela Copa da Liga Inglesa.

LEIA MAIS:

Internautas enviam mensagens de apoio e temem pela Seleção sem Neymar

Neymar tem fissura no dedo e deve desfalcar PSG contra Real Madrid

Neymar espera encontro de médicos da Seleção e PSG para definir cirurgia

PSG confirma cirurgia de Neymar para este final de semana

Neymar chega ao Brasil e passará por cirurgia no sábado, em BH

Neymar

neymar Recuperação do atacante brasileiro deve durar dois meses. Foto: AFP

Três dias depois do retorno de Gabriel Jesus aos gramados, outro susto que parecia comprometer a busca da Seleção Brasileira pelo Hexacampeonato. No dia 28 de fevereiro, Neymar trouxe uma preocupação não só para o Paris Saint-Germain, mas para o Brasil. O atleta se lesionou com uma pisada irregular durante a vitória de 3x0 do PSG diante do Olympique de Marseille. O camisa 10 foi retirado de campo na maca e chorando.

Após exames foi identificada uma contusão no quinto metatarso do pé direito. O jogador viajou para Belo Horizonte, em Minas Gerais, uma semana depois para realizar um procedimento cirúrgico. Desde então, Neymar vem focado no tratamento, e é possível acompanhar a evolução do jogador nas redes sociais.

Confira a agenda da Seleção Brasileira

14 de maio: convocação para a Copa do Mundo na Rússia

21 de maio: apresentação dos primeiros jogadores em Teresópolis

27 de maio: viagem para treinamentos em Londres

3 de junho: amistoso Croácia x Brasil em Liverpool

10 de junho: amistoso Áustria x Brasil em Viena

11 de junho: início da prepararação em Sochi, na Rússia

Jogos da primeira fase (Grupo E)

17 de junho: Brasil x Suíça em Rostov-on-Don

22 de junho: Brasil x Costa Rica em São Petersburgo

27 de junho: Sérvia x Brasil em Moscou

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias