Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Torcedores do Vasco são alvos de racismo em jogo da Libertadores

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 20/04/2018 às 11:20
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

Episódios de racismo voltaram a se repetir no futebol. Dessa vez, o alvo da discriminação foram os torcedores do Vasco da Gama, no jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. As agressões surgiram por parte da torcida do Racing, da Argentina, no estádio Presidente Péron. O placar entre Racing e Vasco terminou em 4x0 para o mandante.

Um torcedor que estava no setor do público visitante, registrou o momento em que a torcida oponente iniciou as agressões, imitando macacos e emitindo sons parecidos com os do animal. O vídeo circula nas redes sociais.

Veja o vídeo

Una vergüenza los hinchas de racing, paremos con el racismo ? ? no son formas de vivir el fútbol. Si a la U la sancionan, dejaran a estos verdaderos simios sin un castigo????????#Notoracism #respect @CONMEBOL @FIFAcom @FIFAWorldCup @RacingClub @VascodaGama @UEFA pic.twitter.com/rEi9JIuy8N

— Sergio Grogg (@SergioGrogg) 20 de abril de 2018

Torcedores, não apenas do Vasco, repudiaram o ato. Alguns pediram a eliminação do Racing da competição: "Eu só queria uma coisa, que o time do Racing fosse eliminado pelos atos de racismo da sua torcida, eu ia amar", desabafou um dos internautas no Twitter.

LEIA MAIS:

Atacante francês Griezmann é acusado de racismo e apaga foto ‘black face’

Léo Moura sofre racismo e promete acionar Justiça

Racismo pode levar árbitros a abandonar jogos na Copa do Mundo

Resposta

O Vascaínas, por outro lado, responderam entoando a canção "Camisas Negras", que enaltece a luta contra o racismo. O música conta a história do clube, que, quando surgiu, teve que aceitar negros e pobres em uma época em que só havia espaço para brancos, com poder aquisitivo maior.

Outro torcedor ainda lamentou que no futebol atual seja necessário lutar contra esse tipo de preconceito, mas se mostrou satisfeito com a resposta dos visitantes. "Fico triste em saber que a torcida do Racing fizeram atos imitando macacos, para a torcida do Vasco. Porém fico orgulhoso em saber que a torcida vascaína em resposta, cantou "camisa negras". Eu tive que lutar contra o teu racismo. Veja como é grande meu sentimento. E por amor", comentou.

Preconceito que se repete

Também na disputa da Libertadores, um dia antes do jogo entre Racing e Vasco, torcedores do Independiente, da Argentina, praticaram racismo. Os alvos, no entanto, foram os torcedores do Corinthians.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias