Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Que apenas o futebol seja destaque no clássico desta quarta

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 14/03/2018 às 11:01
Meia rubro-negro quer que as coisas fluam naturalmente. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Meia rubro-negro quer que as coisas fluam naturalmente. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Não interessa quem vai passar para a próxima fase do Pernambucano. Seja Sport ou Santa Cruz o vencedor, que o Clássico das Multidões desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, seja marcado pela paz e pelo protagonismo apenas dentro de campo. Cenas como a da última quarta-feira, quando vários torcedores corais ficaram feridos, precisam ficar definitivamente no passado.

Isso não significa que temos que esquecer o fato e passar uma borracha. Até por respeito a quem sofreu com o tumulto nas arquibancadas, é preciso tirar lições do ocorrido para atender melhor o torcedor. Não será do dia para a noite, lógico, nem de uma uma semana para a outra. Mas é preciso lembrar sempre que uma tragédia poderia ter ocorrido na Ilha do Retiro na semana passada.

Somente a partir desse sentimento é que podemos traçar melhores estratégias para tornar nossas praças esportivas mais seguras. Torcedor, em sua maioria, não é bandido e quer ir ao estádio. Só que para isso precisa ser bem recebido, seja onde for e por quem for. Sem isso, continuaremos a ver os públicos das nossas competições definharem pouco a pouco. O Pernambucano é o melhor exemplo disso. Para se ter uma ideia, somando os três grandes, não chegamos a 100 mil torcedores ainda. Algo vergonhoso para um Estado que se orgulha tanto de suas torcidas. Demonstra bem como estamos afastando a torcida dos estádios.

O uso da primeira pessoal do plural aqui é para destacar que, apesar do problema da violência no futebol ter responsáveis para coibi-la, o papel de acabar de vez com a violência passa pela sociedade como um todo. Até o menor papel é importante nesse processo. Então, vamos todos fazer nossa parte para que ao menos tenhamos um clássico sem tanto turbulência como na semana passada. Já seria um avanço.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias