Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Aplicativos que prometem organizar peladas ganham espaço entre os peladeiros

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/02/2018 às 8:11
Arte: Guilherme Castro/SJCC
Arte: Guilherme Castro/SJCC

Por Marília Banholzer, do Jornal do Commercio - Se você é peladeiro e nunca ouviu falar em aplicativo que organiza o bate-bola com os amigos precisa se atualizar. As velhas planilhas que sistematizam as peladas estão perdendo espaço para os apps que planejam as finanças e até permitem que os jogadores avaliem o desempenho dos companheiros de jogo. Emboras as lojas virtuais estejam repletas de opções de app que fazem essa função, inclusive gratuitos, um dos mais baixados é o Chega+. Mas ainda existem outros como Pelada Maker, Peladeitor, Pelada Manager, Dono da Bola e outros.

Antenadas nas novas tecnologias, as organizadoras do ‘Peladas Casadas FC’ - que têm a conta no Instagram @peladascasadasfc, aderiram a um app de organização e planejamento de peladas há algumas semanas. Elas dizem que ainda estão em fase de adaptação e que, por enquanto, seguem alimentando a boa e velha planilha do Excel. “Temos uma planilha no Google Drive que, se o app pegar mesmo, vai ser deixada de lado. Por enquanto estamos incentivando todas a usarem o aplicativo”, explicou a arquiteta Priscila Tavares, 32 anos, uma das administradoras do Peladas Casadas FC.

Para ela, usar o aplicativo não serve apenas para tirar os times de maneira mais justa, arrumar o ‘meio de campo’ das finanças ou simplesmente jogar as velhas planilhas para escanteio. Segundo Priscila, ter um meio onde estatísticas individuais ficam expostas e as colegas podem avaliar o desempenho a cada “rodada” ajuda a criar um clima saudável de competitividade. “A gente se anima a ver quem fez mais gols, quem deu mais passes, e brincamos com quem foi o ‘pereba’ da pelada”, brincou. Atualmente, o grupo se reúne nas segundas e quartas, às 21h, num society localizado no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

app, pelada Arte: Guilherme Castro/SJCC

Mas nem tudo são flores no mundo da tecnologia em prol do bate-bola entre amigos. Peladeiro desde a adolescência, o diretor de fotografia Edver Hazin, 34 anos, faz parte uma ‘peladinha’ que reúne 26 atletas amadores todas as terças, às 20h30, na quadra do Colégio Luiza Cora, em Olinda. Ele, como um dos organizadores do grupo, penou para conseguir virar o jogo contra os colegas avessos à novidade. “Teve alguma resistência no começo, o pessoal dizendo que o app não se adequaria à filosofia da pelada. Mas depois a gente foi fazendo pressão, disse que só poderia jogar se colocasse o nome no aplicativo e a galera foi vendo que estava ficando mais organizado”, comentou Edver.

Hoje, a pelada que existe há mais de dez anos já utiliza do aplicativo organizador de peladas há cerca de quatro meses. Os peladeiros usuários estão tão satisfeitos em terem dado cartão vermelho ao ‘velho papel’ que até sugestões para o desenvolvedor do app já enviaram. Agora a tecnologia faz tudo por eles… menos os gols, os passes e as grandes defesas dentro das quatro linhas.

O APP CHEGA+

Mesmo havendo uma grande quantidade de apps que prometem organizar a peladas, um dos mais baixados e usados é o Chega+. Lançado nas lojas AppStore e GooglePlay em 2016, ele se popularizou depois de um upgrade este ano, chegando à versão 2.0. De acordo com os desenvolvedores, os app conta com mais de 130 mil usuários.

O Chega+ foi criado por três sócios que sempre jogaram futebol e organizaram peladas. “No passado usamos um site para fazer isso mas com o passar do tempo o site se tornou mais obsoleto e decidimos criar um aplicativo mobile. A ideia foi ter um aplicativo que dividia a responsabilidade de organizar a pelada com todos os jogadores. Cada um seria responsável por confirmar sua presença e participar ativamente nas decisões do grupo”, relembrou um dos desenvolvedores do app, Vinícius Andrade que aponta o fato de ser peladeiro como justificativa para saber o que é essencial para um bom app desse tipo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias